13 de novembro: Dia Mundial da Gentileza

O Dia Mundial da Gentileza (World Kindness Day) é uma observância internacional em 13 de novembro. Foi introduzido em 1998 pelo World Kindness Movement uma coalizão de ONGs de gentileza das nações. É observado em muitos países, incluindo Brasil, Canadá, Japão, Austrália, Nigéria e Emirados Árabes Unidos.

Em 2009, Cingapura observou o dia pela primeira vez. Itália e Índia também observaram o dia. No Reino Unido, ele é liderado por David Jamilly, co-fundador do Kindness Day UK. Em 2010, a pedido de Michael Lloyd-White, a Associação dos Pais e dos Cidadãos da Federação NSW escreveu ao Ministro do Departamento de Educação da NSW para colocar o Dia Mundial da Gentileza no Calendário da Escola NSW.

Em 2012 A pedido do Presidente da World Kindness Austrália, o Dia Mundial da Gentileza foi colocado no Calendário da Escola Federal e o então Ministro da Educação Escolar, da Primeira Infância e da Juventude, o Hon Peter Garrett, forneceu uma Declaração de Apoio à Gentileza Mundial da Austrália e colocou o World Kindness Day no National School Calendar em mais de 9.000 escolas. Escolas em todo o mundo agora estão comemorando o Dia Mundial da Gentileza e trabalham com ONGs locais, como o Be Kind People Project e Life Vest Inside, nos EUA.

Em 2012, Austrália, o Excelentíssimo Prof. Marie Bashir, Governador da NSW, organizou um evento pela primeira vez na Casa do Governo para celebrar o Dia da Gentileza Mundial e aceitou o prêmio “Cool to be Kind” (Legal ser Gentil) dos estudantes do ano 3 e 4. Os conselhos australianos que representam mais de 1,3 milhão de moradores também assinaram Declarações de Apoio à Gentileza Mundial, Austrália colocando o Dia Mundial da Gentileza no Calendário de eventos do Conselho.

Os eventos incluem THE BIG HUG, distribuindo cartões de gentileza, Flashmob global, que foi coordenado por Orly Wahba, dos EUA, que foi realizada em 15 países e 33 cidades com suas imagens do evento que faz as telonas em Nova York. O Canadá comemora com The Kindness Concert e em Singapura em 2009, 45.000 flores amarelas foram distribuídas. O Dia Mundial da Gentileza é destacar as boas ações na comunidade com foco no poder positivo e na linha comum de gentileza que nos liga.

A gentileza é uma parte fundamental da condição humana que divide as divisões de religião racial, política, gênero e códigos postais. Os cartões de gentileza também são uma atividade contínua que pode ser transmitida para reconhecer um ato de bondade e pedir que seja feito um ato de bondade. Abordagens estão sendo feitas às Nações Unidas pelo órgão global de pico, The World Kindness Movement para que o Dia Mundial da Gentileza seja oficialmente reconhecido e seus membros assinem por unanimidade uma Declaração de Apoio à Bondade Mundial. O Dia Mundial da Gentileza é celebrado pela Iniciativa Global Waves of Kindness em www.wavesofkindness.org – promovendo Ondas Globais Sincronizadas de Pensamentos Unificados e Atos de Gentileza para Toda Vida Segundo a Gulf News, “é um dia que encoraja os indivíduos a ignorar fronteiras, raça e religião”

O PROFETA GENTILEZA
José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 29 de maio de 1996), foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
Gentileza gera gentileza” é sua frase mais conhecida.
A cantora Marisa Monte compôs a música “Gentileza” em homenagem ao profeta.

Fonte: Wikipedia
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*