Leonardo Ferreira Marques – Barão de São Leonardo

Leonardo Ferreira Marques, primeiro e único barão de São Leonardo nasceu no Sítio Fortuna, cidade de Mombaça, em 8 de agosto de 1817 e faleceu em Fortaleza, no dia 9 de junho de 1894.Foi um dos quinze barões provenientes do estado do Ceará. Era filho de Raimundo Ferreira Marques e Tomásia Ferreira Marques.

O título nobiliárquico foi concedido por D. Luís I (1838 – 1889), 32º rei de Portugal, por decreto de 23 de novembro de 1870. Membro da Guarda Nacional, participou da “Balaiada” no posto de capitão. Já como coronel, recebeu do governo imperial brasileiro as comendas da Imperial Ordem da Rosa e da Imperial Ordem do Cruzeiro.

Casou-se em 1847 com a francesa Aline Gauthier, baronesa consorte de São Leonardo (1 de julho de 1823 — 10 de julho de 1904), com quem teve quatro filhos, dentre os quais, Aline Marques Gomes Parente, casada com Esmerino Gomes Parente, ex-presidente da província do Ceará.

Foi presidente da província do Amazonas, de 24 de agosto a 26 de novembro de 1868. O Barão de São Leonardo, e Aline Gauthier, a Baronesa de São Leonardo, foram sepultados no Cemitério São João Batista, em Fortaleza.

Fonte: Wikipédia

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*