Açude Pedras Brancas

A barragem do Açude Pedras Brancas está localizada no município de Quixadá, distante cerca de 195 km da capital, Fortaleza e 37 km da sede do município, através das rodovias CE-013 e CE-113. Barra o rio Sitiá, afluente do rio Banabuiú, com o objetivo de perenizar o próprio rio e irrigar as áreas aluvionares de jusante, reforçando a capacidade de irrigação do Açude Banabuiú. Como objetivos complementares destacam-se a piscicultura e a irrigação das terras a montante,

A bacia hidrográfica do rio Sitiá no local do barramento abrange uma área de 1.787 km2. O lago formado cobre uma área de 7.288 ha, acumulando um volume d’água represada de 434.049.250 m3.

A barragem foi construída em três etapas. Na primeira etapa, em 1969, foram executados os serviços de tratamento da fundação, as escavações e o aterro até o nível do rio, e na ombreira esquerda.

A segunda etapa transcorreu no ano de 1972 e foi construída a tomada d’água. Na terceira etapa foram executados o restante do maciço, a barragem auxiliar e o vertedouro, sendo concluída em 1978.

Fonte: DNOCS
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*