Açude Orós

 
O Açude de Orós está localizado no leito do rio Jaguaribe, na região centro-sul do Ceará.
 
Sua história remonta à época do Brasil Império, quando várias secas se sucederam dizimando um número grande de pessoas e animais. Represar o rio Jaguaribe e fazê-lo perene surgiu como a alternativa mais viável para solucionar o problema da escassez de água no sertão cearense. No entanto, esta ideia só foi colocada em prática no século XX. Ao ser construído, esse reservatório chegou a inundar vilarejos próximos ao leito do rio, dentre eles o mais famoso: Conceição do Buraco, hoje Guassussê. Foi construído pelo DNOCS, tendo suas obras concluídas, foi inaugurado em 11 de janeiro de 1961, pelo então presidente Juscelino Kubitschek.
Sua capacidade é de 2.100.000.000 m³, o que o coloca como o segundo maior reservatório do estado. Foi o maior até a construção do Açude Castanhão em 2003.
 
 
Durante sua construção, aos 17 minutos do dia 26 de março de 1960, a barragem do Orós se rompeu, causando destruição na região do baixo Jaguaribe, na época, 170 mil pessoas, correspondente a 60% da população, foram atingidas.
Leia mais aqui
 
Fonte: Wikipédia e DNOCS
Imagens: DNOCS
 
Banner Maker

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*