Bamburral

O bamburral (Hyptis suaveolens) é uma espécie subarbustiva e pode atingir até 1,3 m de altura. Ocorre principalmente em áreas abertas, formando grandes manchas uniformes. Muitas espécies de insetos, principalmente as abelhas, visitam suas flores para coletar néctar. O bamburral pode ser utilizado para aumentar a disponibilidade de recursos alimentares utilizados pelas abelhas. É nativa de regiões tropicais do México, Antilhas, América do Sul e América Central, bem como em partes tropicais da África, Ásia e Austrália É comum em todo o Brasil, principalmente no Nordeste.

As hastes são peludas, e quadradas na seção transversal. As folhas são dispostas em oposição e medem de 2 a10 cm de comprimento, com margens rasas dentadas, e emitem um odor de menta forte se esmagado. As flores são cor-de-rosa ou lilás.

Pode ser transformado em uma bebida refrescante embebendo as sementes em água e refrigerando a mistura. Algumas pessoas adicionam limão ou outros cítricos para melhorar o sabor. Em Colima, México, as pessoas usam as sementes para preparar uma bebida tradicional chamada “Bate”. O processo consiste em assar e triturar as sementes e depois misturar o pó resultante com água. Também é um tratamento tradicional para diarreia.

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*