Cidades Cearenses – Origem dos nomes – Parte 6

O Ceará tem atualmente 184 municípios, com cultura, riquezas e costumes de um povo único. Nessa postagem não vamos destacar detalhes de cada município, mas somente a origem do nome. Clicando no link, você poderá ver informações completas no site ceará.com.br.

Ficheiro:Blaeu1640.jpg.

LAVRAS DA MANGABEIRAÉ uma alusão a atividade que foi exercida no local, a mineração, e o nome da árvore abundante na região, a mangabeira (Hancornia speciosa). Sua denominação original era São Vicente Ferrer de Lavras de Mangabeira, depois São Vicente das Lavras, Lavras e, desde 1911, Lavras da Mangabeira.

LIMOEIRO NO NORTEÉ uma alusão as plantações de limoeiros feitas pelos índios Paiacu. Sua denominação original era Vila de São João do Jaguaribe, depois Limoeiro e, desde 1943, Limoeiro do Norte.

MADALENA A origem do nome é por estar situado à margem esquerda do riacho Barrigas, um dos formadores do rio Quixeramobim e que, segundo Raimundo Girão, toma o nome de Madalena ao passar pelo Povoado.

MARACANAÚVem do tupi-guarani e significa lagoa onde os maracanãs bebem. Sua denominação original era Vila do Santo Antônio do Pitagaury e, depois 1890, Maracanaú.

MARANGUAPEVem do tupi-guarani maragoab e significa Vale da Batalha. O nome é uma alusão ao lendário cacique da tribo de índios que dominava a região. Sua denominação original era Alto da Vila , depois Outra Banda e, desde 1760, Maranguape.

MARCOSuas origens remontam ao século XVIII, tendo como referência um marco divisório entre a Ribeira do Acaraú e Santana do Acaraú.

MARTINÓPOLEO nome é uma homenagem ao Monsenhor Martins, um grande benfeitor da cidade.

MASSAPÊVem do latim e significa Solo argiloso, compacto de coloração escura. Sua denominação original era Vila da Serra Verde e desde 1899, Massapê.

MAURITIPalavra originária do tupi, que denominava uma palmeira humburity, que significa árvore que dá sumo, classificada como Maurititia Vinífera; BURITI – Relativo à tribo dos Buritis pertencentes aos Tapuias.

MERUOCAO topônimo Meruoca vem do tupi e significa: Morada das Moscas , meru : mosca; e oca: casa, morada.

MILAGRESÉ uma homenagem a Padroeira Nossa Senhora dos Milagres.

MILHÃMilhã é um nome de um capim existente na região.

MIRAÍMAOs principais fatores ascendentes do surgimento da cidade foram a construção do açude de igual nome e a ferrovia Sobral-Fortaleza. Chamou-se primitivamente São Pedro da Timbaúba.

MISSÃO VELHAÉ uma alusão ao trabalho de catequese desenvolvido pelos frades Capuchinos.

MUCAMBOMucambo é uma palavra que se originou da língua Quimbunda, um dialeto africano, e é formada pelo prefixo Um e pelo sufixo Kambu, e significa morada, esconderijo. Makambu, depois Mucambo deu nome a povoação e posteriormente ao município que se formou nos sapés de Ibiapina.

MOMBAÇAMombaça é o nome de uma cidade africana. Antiga freguesia de Santo Antônio de Quixeramobim, o distrito passou a ser chamado de freguesia de Nossa Senhora da Glória de Mombaça em 1832.

MONSENHOR TABOSAO nome Monsenhor Tabosa é uma homenagem ao Sacerdote Antônio Tabosa Braga.

MORADA NOVASua denominação original era Aldeamento de Nossa Senhora das Montanhas, depois Vila do Espírito Santo de Morada Nova e desde 1925 Morada Nova.

MORAÚJOSeu nome primitivo era Pedrinhas e o nome atual vem da junção das famílias Moreira e Araújo.

MORRINHOSSuas origens datam do século XIX. Não encontrei informações sobre a origem do nome.

HOJE COMEMORA-SE O DIA DO SERTANEJO, DO PARLAMENTO, DO SOLO, DO PAU-BRASIL E O DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA 

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *