CIDADES CEARENSES – ORIGEM DOS NOMES – PARTE 8

O Ceará tem atualmente 184 municipios, com cultura, riquezas e costumes de um povo único. Nessa postagem não vamos destacar detalhes de cada município, mas somente a origem do nome. Clicando no link, você poderá ver informações completas no site ceará.com.br.
http://www.brasil-turismo.com/imagens/ceara-quixaba.jpg
FALÉSIAS BRANCAS EM QUIXABA
PINDORETAMA – Tem origem tupi e significa “terra das palmeiras”, de pindó (palmeira) e retama (a terra natal, a pátria).
PIQUET CARNEIRO – O nome do município é uma homenagem ao engenheiro Bernardo Piquet Carneiro (avô do piloto Nélson Piquet), ex-Diretor da Rede de Viação Cearense. Este chefiou tembém a comissão encarregada de concluir o Açude do Cedro em Quixadá, realizou o projeto inicial do Açude Acarape do Meio no município de Redenção, e construiu outros açudes públicos no Ceará.
PIRES FERREIRA – Inicialmente o lugar era conhecido por Mucambo ou Humaitá. No fim do século XIX, serviu de acampamento para construção da linha férrea ligando Sobral ao município de Crateús, sendo denominado de Pires Ferreira em referência ao Dr. Antônio Sampaio Pires Ferreira, engenheiro que dirigia a obra.
PORANGA – Vem do Tupi Guarani porang” que significa belo, lindo, formoso, bonito.
PORTEIRAS – Não encontrei a origem do nome.
POTENGI – Palavra de origem Tupi que significa “Riacho dos Camarões”. Chamava-se primitivamente “Xique-Xique”.
POTIRETAMA – A palavra potiretama tem origem tupi e significa “lugar dos camarões”. De poti: camarão; e retama: a terra natal, a pátria. Outra versão interpreta o vocábulo como “região ds flores”. De potyra: flor; e etama: lugar, região, pátria.
QUITERIANÓPOLIS – Não encontrei a origem do nome.
QUIXADÁ – É uma palavra derivada de alguma das línguas indígenas faladas no território cearense antes do descobrimento.
QUIXELÔ – O nome é de origem indígena, em referência à tribo que habitou a região. Os “Quixelos” foram exterminados ainda no século XVIII pelos colonizadores. Bom Jesus de Quixelô, era assim que o distrito era conhecido até meados da segunda metade do século XX.
QUIXERAMOBIM – O município é banhado pelo rio Quixeramobim, que originou o nome da cidade.
QUIXERÊ – Não encontrei a origem do nome.
REDENÇÃO – O nome Redenção vem do fato de que esta vila (antiga vila do Acarape – acarás em tupi = lugar de peixes) foi o primeiro município do Brasil a libertar os escravos.
RERIUTABA – Nome em alusão aos índios “Reriús”, antigos habitantes da região.
RUSSAS – O nome foi originado pela cor das éguas de um velho fazendeiro nos primeiros anos do povoamento, que possuía éguas cobiçadas e vistosas éguas de cor ruça. Os animais se destacavam pela uniformidade de sua cor encarnada, sendo batizadas de éguas russas(embranquecidas).
SABOEIRO – Significa vendedor de sabão. A denominação original do município era Santa Cruz de Caracará, depois Caracará, Carcará e, desde 1859, Saboeiro.
SALITRE – Originário de uma mina de salitre localizado no sopé da Serra do Araripe.
SANTA QUITÉRIA – O nome da cidade é uma homenagem a Santa Quitéria, mártir do século II.
SANTANA DO ACARAÚ – Nome em homenagem a padroeira do municipio, Nossa Senhora de Santana. Chamava-se primitivamente Curral Velho, Santana e Licânia.
SANTANA DO CARIRI – Nome em homenagem a padroeira do municipio, Nossa Senhora de Santana. Chamava-se primitivamente Santana do Brejo Grande e Santonópole.
HOJE COMEMORA-SE O DIA DE SANTO ANTONIO DE SANT’ANNA GALVÃO 

 

4 Replies to “CIDADES CEARENSES – ORIGEM DOS NOMES – PARTE 8”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*