José Tupinambá da Frota era filho de Manoel Artur da Frota e Raimunda Artemísia Rodrigues Lima, nasceu em 10 de setembro de 1882, na Rua da Aurora, 231, hoje, Rua Domingos Olímpio.
Ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, recebendo o grau de Doutor em Teologia e Filosofia em 1902.
Morou no Colégio Pio Brasileiro e em 1905 ordenou-se sacerdote. Retornou ao Brasil em 1906 tendo na cidade de São Paulo lecionado no Seminário Maior do Ipiranga.
Em 1908 é eleito vigário de Sobral, e em 1916, criado o bispado da cidade é eleito, permanecendo no cargo por 43 anos até 25 de setembro de 1959, tendo realizado grandes feitos em Sobral. Dentre eles, fundou:
- Os Colégios Sobralense e Santana
- O Patronato Imaculada Conceição
- O Museu Diocesano
- A Santa Casa de Misericórdia.
Estudioso da genealogia foi sócio correspondente da Academia Cearense de Letras, do Instituto do Ceará e do Instituto Brasileiro de Genealogia. Faleceu também em Sobral, em 25 de setembro de 1959.
Fonte: Wikipédia
Jaqueline Aragão Cordeiro
Fiquei feliz quando descobri esse blog, através do webmaster do site Kanindé Cultural. Neste site, tenho minha página na aba de Literatura. Sou de Canindé. Felizmente, na internet encontramos trabalhos dessa natureza, feito com bom gosto e responsabilidade. Aproveito para convidá-la a visitar meu blog, através do link: http://vilacamposonline.blogspot.com/
Parabéns pelo excelente blog,
Pedro Paulo Paulino
pedropaulopaulino2@gmail.com