Esculturas realistas de Assis Filho no CASACOR Ceará 2019

CASACOR
Criada em 1999 por Neuma Figueiredo do Instituto Cor da Cultura, a CASACOR Ceará atingiu a maioridade em 2017 abrindo ainda mais espaço para os principais arquitetos, designers de interiores e paisagistas do estado exporem seus trabalhos a um público cada vez maior – em 2015, por exemplo, a CASACOR Ceará chegou a registrar público recorde de 43 mil pessoas.

Ao longo dos anos, a mostra percorreu diferentes imóveis na capital Fortaleza. Alguns deles importantes obras arquitetônicas da cidade, como o Palacete do Barão de Camocim, conhecido como Solar do Barão (edição 2016). Desde de 2011, a mostra está sob o comanda exclusivo de Neuma Figueiredo, com auxílio dos filhos Victor e Carolina Figueiredo Guimarães.

Em 2018, a mostra ocorre na Rua Visconde de Mauá, 1000, no bairro Aldeota em um terreno de 10 mil m² de área. O local abriga uma residência e um prédio comercial, ambos projetados, em 1969, pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi. Além das construções, o espaço possui um jardim de desenho original assinado pelo renomado Roberto Burle Marx.

Guiados pelo tema A Casa Viva, 73 profissionais projetam 54 espaços que acolhem o público. O foco neste ano foi a valorização da cultura e da arte cearense, do morar, das experiências e também da relação entre ambiente, natureza e pessoas.

Em 2019, o tema Planeta Casa se encontra com a arquitetura e o paisagismo da casa que recebe a mostra. Com 10.000 m², o imóvel de 1969 foi projetado pelo arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi e conta com um jardim assinado por Roberto Burle Marx, contemplando um conjunto de plantas e lagos concebidos por um dos maiores paisagistas do século XX.

Na edição de 2019, os arquitetos valorizam a arte local com peças do escultor cearense Assis Filho. Na mostra, as esculturas do tipo realista imprimem personalidade, exclusividade, sofisticação e bom gosto em ambientes diversos, que vão de bares a escritórios.

Com o conceito Planeta Casa, a CASACOR Ceará 2019 evidencia a tendência de que cada casa é o universo particular do indivíduo. O desafio para os expositores é apresentar essa particularidade nos ambientes. Para marcar a exclusividade e a personalidade, os profissionais optaram por incluir as esculturas realistas de Assis Filho nos espaços. As peças figurativas realistas do artista cearense são esculpidas à mão e a autoria é marcada pela expressividade e riqueza de detalhes.


Veterano no evento, o Austin leva a Casa Ninkasi, bar projetado por Afonso Tomoda que traz o nome da deusa do álcool, feita para satisfazer os desejos e saciar o coração. No ambiente, o artista tem a instalação “Revoada”, pares de mãos que falam sobre a hora de voar, de ir em busca de algo.

No escritório feminino, “A voz do Verso”, desenvolvido pelo Coletivo Arquitetos, a obra “Tudo o que preciso está em mim”, escultura da figura feminina, revela o momento em que a mulher percebe sua força pessoal.

Já no alpendre “Memória Interior”, de Elias Petruçu e Felipe Costa, espaço que propõe uma fusão de conforto, beleza contemporânea e a simplicidade das casas de interior, a escultura “Última Lembrança” resgata a figura da avó que está sempre pronta para receber os queridos com um conselho sábio.

Assis Filho ressalta a importância da valorização da produção local na CASACOR Ceará. “O Ceará possui grandes artistas de diferentes linguagens. Incluí-los em uma mostra como essa é valorizar e dar o lugar de prestígio que a arte de qualidade que produzimos merece.”

O escultor participa pela terceira vez da CASCOR Ceará; este ano a convite de cinco profissionais diferentes, com três obras e uma instalação.

Assis Filho é escultor cearense especialista em peças do tipo Figurativa Realista. Com grande parte do aprendizado autodidata, o artista começou os estudos ainda criança, quando passou a dominar outras técnicas de escultura, e há oito anos dedica-se ao realismo. No carnaval deste ano teve uma obra sua em que retrata São Sebastião reproduzida no carro abre-alas da escola União da Ilha em enredo que versava sobre o Ceará.

Em 2010 foi selecionado para o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, festival de humor gráfico mais importante do Brasil que acontece há 45 anos. Finalista na seleção de bolsistas de 2013 para The Florence Academy of Art, na Itália, disputando a vaga com participantes do mundo inteiro. Desde 2017 é voluntário no projeto Nuface, idealizado pela Universidade Federal do Ceará, auxiliando na produção de próteses faciais para pacientes com câncer e vítimas de traumatismo. Mantém um curso de escultura onde ensina a arte de esculpir com uma metodologia desenvolvida por ele que parte das formas geométricas básicas e do estudo de anatomia.

CASACOR Ceará 2019
De 12 de setembro a 22 de outubro de 2019
Terça a sábado: das 17h às 22h
Domingos e feriados das 16h as 21h
endereço:
Imóvel da família J.Macêdo
Rua Visc. de Mauá, 950 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60125-160
Contato (85)3261-3533 / (85) 3261-2615

Fonte: https://casacor.abril.com.br/mostras/ceara/ e Luciana Castro, Assessora de Comunicação de Assis Filho
Jaqueline Aragão Cordeiro

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *