Inaugurada no dia 21/06/2014, a estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Morro Branco, na cidade do Crato, foi toda construída em fibra de vidro e terá pintura automotiva com proteção em resina. Foi montada em módulos e mede 45 metros de altura. É considerado o maior do país. E escolha dessa data para a inauguração, é por ser o mesmo dia do aniversário da cidade do Crato.
De acordo com o governo do Estado, a verba total para a construção foi de R$ 946.856,25 é de recursos do Tesouro Estadual, proveniente da Secretária das Cidades, responsável pela execução dos serviços, com intervenção do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). O evento de inauguração contou com a presença do Ex-governador do Estado Cid Ferreira Gomes, então governador na época, e diversas autoridades locais.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima é mais um fator de atração do turismo religioso para a região do Cariri. A região já é dos principais destinos dessa modalidade de turismo do país, com as romarias de Juazeiro, a festa de Santo Antônio (Barbalha), e a recente devoção à Mártir Benigna, em Santana do Cariri.
O projeto foi uma iniciativa do deputado estadual Ely Aguiar. Ele justificou a importância do projeto mostrando a incrementação do turismo religioso na região do Cariri. A obra teve início em 2009, mas sofreu um embargo do Ministério Público Estadual (MPE), sob a justificativa que o município não tem perfil religioso e evocando o Estado Laico. Porém, após análises feitas por desembargadores, o Tribunal de Justiça do Estado autorizou a construção que foi retomada pelo Governo do Estado.
Entretanto, a construtora Projesul, ganhadora da licitação pública e que iniciou a obra, abriu falência e abandonou o trabalho. Foi necessário anular todo o processo. Até a realização de uma nova licitação, passaram-se cinco meses. A segunda fase da obra foi assumida pela empresa JMD Construções Ltda. Na solenidade assinatura da nova ordem de serviço, realizada no dia 27/02/2013, participaram o secretário das Cidades, Camilo Santana, do superintende do DAE, Quintino Vieira, e do diretor da construtora, Meton Diógenes, além do deputado, Ely Aguiar.
Diário do Nordeste/Regional
Fotos: Arquivo Pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro
Infelizmente não era para ter nem inaugurado!
Fui lá e não tem infraestrutura nenhuma, não existe banheiros, nem sequer água par vender, as ruas de acesso ainda no chão batido, não tem nem sinalização e placas de como se chegar ate ela, gados e cachorros circulam livre em volta da imagem, muito fezes de animais espalhados, não tem lanchonetes, restaurantes, fizeram a estatua muito pelo mais infraestrutura zero, você chega da vontade logo de sair uma pena
Pois lhe convido a voltar ao local.
Lugar lindo, organizado, clima agradavél e acima de tudo de fé e devoção.
Ficaremos felizes em recebe-lo, e comparar a diferença.
Voltarei sim Marlene, o que mais gosto é mostrar as belezas da nossa terra.
Boa Tarde , faço parte do Grupo da Imaculada em minha cidade e gostaria de saber como faço para levar os componentes deste grupo para uma visita ao monumento.