Fausto Nilo

Fausto Nilo Costa Júnior nasceu em Quixeramobim no dia 5 de abril de 1944, é compositor, arquiteto e poeta. Deixou sua cidade natal aos onze anos de idade e foi para a capital, Fortaleza, onde viria a se formar em Arquitetura, na Universidade Federal do Ceará.

Nos tempos de faculdade e do mítico Bar do Anísio, Fausto teve contato com alguns dos maiores nomes da canção cearense a partir da década de 70, integrando a primeira geração do chamado “Pessoal do Ceará”. Gente como Fagner, Belchior, Rodger Rogério, Tetti, Ednardo e Petrúcio Maia, entre outros. Alguns deles, como Fagner, Começou a pôr música em seus poemas

EDNARDO, RODGER E TETTI (1973)

Em 1971 mudou-se para Brasília e depois São Paulo e Rio de Janeiro. Gravou o primeiro grande sucesso, “Fim do mundo”, em 1972.

Em 1976, começou a sua parceria com a Moraes Moreira, onde teve vários sucessos com a sua colaboração, como “Santa Fé” (que foi o tema de abertura da novela Roque Santeiro), “Meninas do Brasil”, “Coisa Acesa”, “Bateu não Paladar”, e outros.  Seu primeiro CD sólo como intérprete de suas próprias canções é “Esquinas do Deserto”, Lançado em 1997. Em 2002, veio o segundo solo, o auto-referencial “Casa Tudo Azul”, produção independente em que adotou outra proposta, revisitando cantos esquecidos de seu baú de canções. O terceiro CD, “Fausto Nilo – Verso e voz – Ao vivo”- foi lançado em 2004. O CD registra o show que ele realizou no Teatro Dragão do Mar em maio de 2004, em Fortaleza. A capa é uma aquarela do próprio Fausto.

https://i1.wp.com/roteiroceara.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/02/carnaval_037.jpg?resize=400%2C180

É considerado até hoje, ao lado de Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Noel Rosa, um dos compositores com maior número de composições, cerca de 400 sucessos. Fausto Nilo ganhou dois Prêmios Sharp, na categoria Melhor Música Popular, em 1987 e 1995, e o troféu Playboy em 1982.

https://i2.wp.com/roteiroceara.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/02/carnaval_011.jpg?resize=400%2C180
ARMANDINHO, FAUSTO NILO E ROBERTINHO DO RECIFE NO PRÉ CARNAVAL 2010 EM FORTALEZA

Fez parcerias em composições com Roberto de Carvalho, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Armandinho, Lulu Santos, Pepeu Gomes e Dominguinhos. Intérpretes famosos gravaram músicas de sua autoria, que vieram a ser grandes sucessos:
Fagner – Cartaz
Gal Costa – Bloco do prazer
Ney Matogrosso – Retrato marrom
Geraldo Azevedo – Dona da minha cabeça, Você se lembra
Elba Ramalho – Chorando e cantando
Dominguinhos – Pedras que cantam
Moraes Moreira – Coisa acesa, Meninas do Brasil
Simone – Pequenino cão, um desejo só não basta, você é real
Amelinha – Flor da paisagem, Pedaço de canção
Lulu Santos – Você com tudo
Pepeu Gomes – Eu também quero beijar, A lua e o mar
A Cor do Som – Zamzibar

Fonte: Allmusic, Wikipédia e Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*