Feijão

Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae. Proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. O feijão-comum (Phaseolus vulgaris) é a base de várias sopas e da famosa feijoada. As vagens verdes (feijão verde) podem acompanhar, cozidas, qualquer prato e, cortadas às tiras, em sopa (sopa de feijão carrapato). A combinação de arroz com feijão é típica da culinária do Brasil e da América Central. Geralmente, tal combinação acompanha carnes, verduras e tubérculos.

No Brasil, a EMBRAPA lidera uma ampla rede de pesquisa e melhoramento de feijão, composta de 40 instituições, incluindo diversas empresas e universidades. Esta rede tem lançado várias novas cultivares(1) de feijoeiro mais produtivas e mais resistentes a pragas e doenças.

O consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias. Acredita-se que esse efeito benéfico do consumo do feijão é devido à presença de metabólitos secundários nessa leguminosa, os fitoquímicos, sendo os que presentes em maiores concentrações os compostos fenólicos e os flavonoides.

TIPOS DE FEIJÃO

Feijão carioca
Também conhecido como carioquinha, esse é o tipo de feijão mais consumido no Brasil, representando até 85% das vendas no país. Ele é marrom rajado.

Feijão preto
Seu principal papel na culinária brasileira é na feijoada. Com carnes de porco, couve e laranja, o feijão preto cria um prato riquíssimo em ferro, ideal para combater a anemia.

Feijão branco
É menos popular que os dois anteriores, é muito utilizado no preparo de saladas. É usado em dietas de emagrecimento, já que dificulta a transformação do carboidrato em açúcar.

Feijão fradinho
É marrom claro com um “olho” branco e é um dos feijões mais utilizados em saladas e pratos frios. Em alguns lugares do país, ele é chamado de feijão de corda. É usado no preparo do acarajé.

Feijão de corda
É da família do feijão fradinho, mas apresenta algumas diferenças, sendo uma delas, sua cor mais escura. É mais popular no Nordeste e em Minas Gerais e também é conhecido como feijão-macaçar ou caupi.

Feijão jalo
Tem os grãos maiores e alongados e é levemente adocicado. Existe também uma variação desse feijão, conhecida como jalo roxo, que tem coloração avermelhada e é muito utilizado em sopas e saladas.

Feijão manteiga
Tem o grão bem arredondado e de cor amarelada e também é conhecido como feijão-bolinha. Ele é muito utilizado em saladas, sopas e na culinária portuguesa.

1. Cultivares são espécies de plantas que foram melhoradas devido à alteração ou introdução, pelo homem, de uma característica que antes não possuíam.

Fonte: Wikipedia
Jaqueline Aragão Cordeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*