Um dos principais eventos culturais do Ceará, é Festa do Pau da Bandeira em Barbalha. Anualmente, o mês de junho é destinado a homenagear Santo Antônio, padroeiro da cidade. O fato mais marcante das comemorações é o pau da bandeira, um tradicional rito praticado desde os tempos do Império.
O ritual se divide em duas fases. Na primeira, corte do pau, dezenas de devotos se embrenham na chapada do Araripe, onde cortam uma árvore de grande porte. O tronco é deixado no meio da floresta para secar. Alguns dias depois começa a segunda fase, a procissão do pau: os devotos pegam o tronco cortado, carregam-no nos próprios ombros até o centro da cidade e erguem-no diante da igreja matriz de Santo Antônio com uma bandeira do santo. Milhares de pessoas ocupam as ruas de Barbalha para presenciar a procissão. A crença popular é que as donzelas que conseguirem tocar e tirar uma lasquinha do tronco casam em menos de um ano.
O Pau da Bandeira mescla o sagrado e o profano, pois além das homenagens ao padroeiro, cuja festa é comemorada no dia 13 de junho, acontecem também forrós e bebedeiras. Tanto que durante toda a procissão uma carroça carregada de cachaça acompanha o cortejo: é a tradicional cachaça do senhor vigário.
Fonte: Wikipédia
Veja mais aqui e aqui
Jaqueline Aragão Cordeiro
Nota do Instituto Portal Messejana
O evento cultural do Pau da Bandeira, tradicional em Barbalha, é de interesse de todo o Ceará. O Portal Messejana gostaria de ajudar a difundir o conhecimento sobre essa brilhante festa cultural.
As origens e todo o material fotográfico podem ser enviados para o email:
contato@portalmessejana.com.br
http://www.portalmessejana.com.br
Obrigado…Eu realmente aprendi muito.
Eu realmente aprendi muito.
Obrigado…Estou gostando :).
Ola! este é um grande recurso.