General Bezerril

José Freire Bezerril Fontenelle, mais conhecido como Bezerril Fontenelle nasceu em Viçosa do Ceará, 9 de março de 1850 e faleceu no Rio de Janeiro, em 21 de maio de 1926, era Filho de José Freire Bezerril e de Maria Fontenelle Bezerril.

Ingressou na Escola Militar do Realengo, em 1871, e reformou-se como marechal graduado, em 1912. Possuía cursos de Engenharia, Matemática e Ciências Sociais. Tomou parte no movimento pela proclamação da república e integrou o governo de Luís Antônio Ferraz como secretário de Agricultura.

Comandante da guarnição e dirigente interino da Escola Militar do Ceará, assumiu o governo interino do estado após renúncia de José Clarindo de Queirós, em 1892, passando-o em seguida para o vice-governardor Benjamim Liberato Barroso. Posteriormente, foi eleito governador do Estado para o quadriênio de 1892-1896. Depois do fim de seu governo, elegeu-se cinco vezes deputado federal e duas vezes senador por seu estado.

Faleceu aos 76 anos, no Rio de Janeiro, então capital federal. Em sua homenagem, a antiga Rua do Quartel de Fortaleza passou a se chamar Rua General Bezerril.

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*