Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Pacoti

Construída em 1885, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais antigas edificações da cidade. Conta-se que o povoado de Pendência nasceu ao redor desta matriz, que depois de muito tempo foi elevada a cidade.

Teve como primeiro vigário o Padre Constantino Matos. Com características coloniais passou por reforma durante a gestão do Padre Erfo.

Nela está sepultado um dos maiores benfeitores do Município de Pacoti, o Alemão Padre Quiliano (Fridollin Mithnat), que passou quase toda sua vida aqui, trazendo recursos para ajudar as pessoas carentes. Ajudou a construir o Hospital Padre Quiliano, o Instituto Maria Imaculada etc.

A arquitetura possuía características coloniais, antes de ter sofrido algumas reformas, durante a gestão do Padre Erfo. Está localizada na Praça Monsenhor Tabosa.  Na Igreja, estão sepultados alguns dos benfeitores de Pacoti, inclusive o alemão Padre Quiliano (Fridollin Mitnnat), que chegou a esta cidade como fugitivo da I Guerra Mundial, onde residiu até os últimos dias de vida.

Fonte: Wikipédia
Fotos: Arquivo pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*