IPCC – INSTITUTO DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DO CEARÁ


O INSTITUTO
A fundação do Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, foi em 14 de abril de 1969, com a denominação de Serviço de Prevenção do Câncer Ginecológico, sob a orientação do idealizador José Rocha Furtado, então secretário da saúde do Estado. 

Foi o primeiro serviço de prevenção do câncer no Ceará. A primeira sede foi na Rua 25 de Março, 619, onde funcionou até 1979. Inicialmente, realizava somente a prevenção do câncer genital feminino. Depois incorporou outros serviços, como diagnóstico precoce do câncer de mama, boca, pele e pênis. 

O IPC tem a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida  da mulher e do homem, diminuindo a morbi-mortalidade por doenças relacionadas ao câncer. Presta atendimento ambulatorial e cirúrgico em “hospital dia”, realizando cirurgias de pequeno e médio portes. Oferece assistência em prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas ginecológicas de pele e pênis.

O acesso dos pacientes aos serviços ocorre através das centrais de marcação de consultas do Estado e do município de Fortaleza. Mesmo assim, ainda realiza atendimento primário em prevenção do câncer ginecológico por demandas espontâneas, gerando referência secundária interna, o que possibilita a capacitação de profissionais para pesquisas feitas no IPC.       

O IPC fica na Rua Walter Bezerra de Sá, 58, Aldeota, em Fortaleza, numa área construída de 2900 metros quadrados. A estrutura organizacional compreende 17 ambulatórios (médicos, enfermagem, serviço social, psicologia), dois laboratórios (citologia e anatomia patológica), radiologia, fisioterapia, 1 centro cirúrgico com duas salas de cirurgia e cinco leitos, com dois autoclaves para esterilização a vapor, unidade de expurgo, unidade de dispensação de medicamentos, além da estrutura administrativa. 

EFETIVO

O efetivo funcional conta com 245 trabalhadores, sendo 196 do Estado e 49 com outros vínculos. Com esse efetivo, realiza 20.000 atendimentos por mês, em média. Desse total, 6.377 são ambulatoriais, 12.850 exames citopatológicos, 400 exames anatomopatológicos. Em média, 400 cirurgias por mês.


ENDEREÇO
Rua Walter Bezerra de Sá, 58 – Aldeota – CEP:60135-225 – Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3101.1450/ 3101.1451

Fonte: Site do Governo Estadual

3 Replies to “IPCC – INSTITUTO DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DO CEARÁ”

  1. estou com uma sobrinha com um cisto no seio fizemos uma consulta particular e a médica pediu biopse. gostaria de saber como conseguir uma consulta para IPCC? agradeço desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*