Mestre Panteca

Nome: Francisco Pedrosa de Souza (Mestre Panteca)
Data de nascimento: 08/04/1933
Data de falecimento: 07/05/2006
Atividade: boi-bumbá
Cidade: Sobral (CE)
Ano da nomeação: 2004

Inspirou a criação de mais de 30 grupos de bois existentes em Sobral. Dedicou 40 anos de sua vida à arte. Iniciou a brincadeira quando ainda era feirante com o objetivo de puxar o boi e divertir a família. O amor de Mestre Panteca pelo reisado pode ser visto nas apresentações do seu Boi Ideal. O seu maior objetivo era manter viva essa manifestação cultural, para ele ver o Boi dançando, era motivo de muita alegria.

O grupo de Mestre Panteca é formado por mais de trinta brincantes. Na brincadeira se destacam além do Boi, a Burrinha, o Vaqueiro, Cazuza e Donana. Faleceu no dia 07 de maio de 2006, mas seus descendentes continuam com a tradição do Boi na cidade.

Seu Boi Ideal, se consolidou como o de maior destaque no município. Já o grupo que fundou, antes de tudo, representava um sentimento de paixão e era motivo de junção da comunidade em que vivia. Nos meses de janeiro, eles saiam às ruas entrando de casa em casa e levando cultura e alegria com as músicas e danças do Bumba Meu Boi para essa gente.

Sem se restringir apenas ao mês de janeiro, período das festas de Bois e Reisados, durante todo o ano suas apresentações podiam ser vistas Ceará afora. Fortaleza, Limoeiro do Norte e Cariri, além da região norte, tiveram oportunidade de conhecer mestre Panteca e o Boi Ideal.

Fonte: mapa.cultura.ce.gov.br / Jornal Diário do Nordeste
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*