Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande

Dedicado a Nossa Senhora de Fátima, uma das devoções mais queridas do povo cearense. Este santuário será um dos maiores do Nordeste do Brasil. O que nos dá esta certeza é o grande número de romeiros que visitam este santuário, apesar de ser ainda um canteiro de obras, já é um centro de romarias, atraindo mais de quinze mil fiéis a cada mês. Pessoas vindas de diversas localidades já fazem aqui suas promessas e cumprem seus votos.

E o mais incrível, é a marca da partilha que caracteriza a construção deste santuário. Toda a obra, orçada em 12 milhões, esta sendo custeada pelas ofertas dos fiéis. Até aqui já realizamos 50% da obra, o que corresponde a investimentos da ordem de 6 milhões. Estes números expressam a magnitude deste Santuário com seus cinco mil e duzentos metros quadrados de área construída.

O Santuário comporta de modo confortável e respeitando às prescrições legais, a 1.800 fiéis sentados (5 mil em pé), com acessos especiais e ambientes planejados para deficientes e acomodações adequadas para Idosos e Crianças.

Além do templo principal, o complexo conta ainda com várias capelas auxiliares: 2 Capelas do Santíssimo, capela da Misericórdia, Capela Mãe de Deus, Capela dos Pastorinhos. Sala dos milagres. Sete salas para confissão. Duas sacristias amplas. Reitoria e administração. 50 sanitários. Capela do batismo. Passarela das bênçãos. Coro. Sala de musica. Estúdio para transmissão radiofônica. Praça e fonte dos três pastorinhos. Via-sacra em tamanho natural no canteiro central da avenida Paixão de Cristo. Duas praças e amplo estacionamento interno. Posteriormente, compondo o Complexo do Santuário serão construídos dois anexos. Um centro de apoio aos romeiros e um centro de pastoral.

A obra prevê também a construção da “Trilha do Rosário”, uma rede sequencial de 20 capelas, representando os 20 mistérios do rosário. No final da trilha temos um belíssimo mirante, de onde se visualiza a beleza da serra e do sertão com infra-estrutura para acolher bem os romeiros. O projeto prevê ainda, nas imediações do mirante, a construção de uma capela semi-aberta dedicada a João Paulo II. No local também se erguerá uma imagem de N. Senhora com 18mt e os três pastorinhos.

E num percurso mais longo, uma trilha ecológica denominada também de “Trilha do Rosário”. Aqui também, se destacará o pedido mais contunde de Nossa Senhora em Fátima, a oração e contemplação dos mistérios do Rosário.

Fonte: santuariodefatima.org.br
Fotos: Arquivo Pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*