Vaquejada, sinônimo de Nordeste

https://i1.wp.com/www.portalvaquejada.com.br/images/noticias/382/DSCF7104.JPG?resize=320%2C240

A Vaquejada é uma atividade recreativa-competitiva, com características de esporte, da região Nordeste, no qual dois vaqueiros a cavalo têm de perseguir o animal (boi) até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo ao objetivo (duas últimas faixas de cal do parque de vaquejada), onde o animal deve ser derrubado.

https://i0.wp.com/files.portaldebarroalto.webnode.com/200002592-a939baa339/PistadeVaquejada%20barro%20alto%20vaquejada.JPG?resize=320%2C238Na época dos coronéis, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata. Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os vaqueiros para juntar o gado marcado. Eram as pegas de gado, que originalmente aconteciam no Rio Grande do Norte. Montados em seus cavalos, vestidos com gibões de couro, estes bravos vaqueiros se embrenhavam na mata cerrada em busca dos bois, fazendo malabarismos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos. Alguns animais se reproduziam no mato. Os filhotes eram selvagens por nunca terem mantido contato com seres humanos, e eram esses animais os mais difíceis de serem capturados. Mesmo assim, os bravos vaqueiros perseguiam, laçavam e traziam os bois aos pés do coronel. Nessa luta, alguns desses homens se destacavam por sua valentia e habilidade, e foi daí que surgiu a ideia da realização de disputas.

Somente em 1874 apareceu o primeiro registro de informação sobre vaquejada. O escritor José de Alencar escreveu a respeito da “puxada de rabo de boi” no CEARÁ, mas não como sendo algo novo, ele deixou claro que a prática já ocorria anteriormente. E se existia no Ceará, era indiscutível que pudesse existir em estados vizinhos como, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí, já que eram regiões tão semelhantes nos hábitos, atividade econômica e social, e ambiente físico. Foi isso que levantou a suspeita dos pesquisadores. Eles descobriram pela tradição falada que muito antes de 1870 já se praticava vaquejada no Seridó Potiguar. Uma indicação para isso era a existência dos currais de apartação de bois, que deram origem ao nome da cidade de Currais Novos, também no Rio Grande do Norte. Esses currais foram feitos em 1760. E era entre 1760 e 1790 que acontecia em Currais Novos a apartação e feira de gado. Foram dessas apartações que surgiram as vaquejadas. O pátio de apartação de São Bento, no município de Currais Novos foi construído em 1830.

Com o tempo, a vaquejada se popularizou de tal forma que existem clubes e associações de vaqueiros em todos os Estados do Nordeste, calendários de eventos e patrocinadores de peso, envolvendo um espírito de competição que agrada a muitos.

http://blogdotop.files.wordpress.com/2008/08/vaquejada.jpg?resize=328%2C252

A partir de 1980 até os anos 90, houve mudanças nas regras da vaquejada. A faixa dos seis metros, que exigia força do vaqueiro, passou a ser de dez metros, cuja principal característica é a técnica. Começam a ser distribuídos prêmios para os competidores, mas o público ainda era pequeno.

https://i2.wp.com/acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2009/07/vaquejada2.jpg?resize=327%2C214

Dos anos 90 até a atualidade, a vaquejada passou a ser encarada como um grande negócio. Os organizadores começam a cobrar ingressos e o público entende a proposta. O vaqueiro é reconhecido como um atleta da pista. O Peão de vaquejada hoje é regulamentado pela Lei nº 10.220, de 11 de abril de 2001, que considera “atleta profissional o peão de rodeio … Entendem-se como provas de rodeios as montarias em bovinos e eqüinos, as vaquejadas e provas de laço, promovidas por entidades públicas ou privadas, além de outras atividades profissionais da modalidade organizadas pelos atletas e entidades dessa prática esportiva”.

Existe um cronograma de vaquejada que acontece o ano inteiro em todo o Nordeste. Os prêmios são bastante volumosos e que proporciona ao vaqueiro fazer da vaquejada uma profissão.

PARQUES DE VAQUEJADA DO CEARÁ

    1. Parque Novilha de Prata, Itapebussu, Ceará.
    2. Parque Antônio Siebra, Várzea Alegre, Ceará.
    3. Parque Silva Antero, Farias Brito, Ceará.
    4. Parque de Vaquejadas, Exposições e Eventos Joaquim Vieira Lima, Boa Viagem, Ceará.
    5. Parque de Vaquejada Herninio Veras, Boa Viagem, Ceará.
    6. Parque de Vaquejada Raimundo Abílio, Distrito de Guia, Boa Viagem, Ceará.
    7. Parque Padre Cícero, Juazeiro do Norte, Ceará.
    8. Clube do Vaqueiro, Fortaleza.
    9. Parque Pereira de Freitas, Jaguaribe, Ceará.
    10. Parque Mei do Mato, Quixadá, Ceará

Fonte: Wikipédia
Veja o site Portal Vaquejada
Veja o programa Vaquejada na TV Diário
Jaqueline Aragão Cordeiro

One Reply to “Vaquejada, sinônimo de Nordeste”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*