A FESTA DE SÃO FRANCISCO DE CANINDÉ

Em 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, e logo depois iniciou a construção de uma capela em honra a São Francisco das Chagas. Esta capela ficou pronta em 1796, depois de disputas jurídicas e paralisações devido a Seca dos Três Setes (1777) e também a seca de 1793. A primeira imagem de São Francisco, que veio de Portugal, é mais conhecida como São Francisquinho.

Uma das festas religiosas mais antigas do estado, é a “Romaria a Canindé” ou “A festa de São Francisco”, as festividades começam no dia 24 de setembro e vão até o dia 04 de outubro, data em que se comemora o dia de São Francisco.

É um grande evento religioso na qual Canindé recebe todos os anos mais de dois milhões de franciscanos de todo o país, sendo a cidade com a maior romaria franciscana da América latina e a segunda maior do mundo. Ainda hoje é conduzida solenemente a imagem grande de São Francisco, mais conhecida como São Francisquinho, na tradicional procissão do dia 4 de outubro, durante a Festa de São Francisco das Chagas.

A cidade possui também,a maior estátua de São Francisco de Assis do mundo, medindo 30,25 metros de altura.

Imagens: Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*