Em 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, e logo depois iniciou a construção de uma capela em honra a São Francisco das Chagas. Esta capela ficou pronta em 1796, depois de disputas jurídicas e paralisações devido a Seca dos Três Setes (1777) e também a seca de 1793. A primeira imagem de São Francisco, que veio de Portugal, é mais conhecida como São Francisquinho.
Uma das festas religiosas mais antigas do estado, é a “Romaria a Canindé” ou “A festa de São Francisco”, o evento anual atrai milhares de fiéis de todo o Brasil e até do exterior. É considerada uma das maiores manifestações religiosas do mundo dedicadas a São Francisco de Assis. A festa acontece anualmente entre 24 de setembro e 4 de outubro, com a finalização da procissão no dia 4. A festa de São Francisco das Chagas de Canindé é uma importante celebração religiosa e cultural para o Ceará e o Brasil, reunindo milhares de pessoas em um momento de fé e devoção.
É um grande evento religioso na qual Canindé recebe todos os anos mais de dois milhões de franciscanos de todo o país, sendo a cidade com a maior romaria franciscana da América latina e a segunda maior do mundo. Ainda hoje é conduzida solenemente a imagem grande de São Francisco, mais conhecida como São Francisquinho, na tradicional procissão do dia 4 de outubro, durante a Festa de São Francisco das Chagas.
A Estátua de São Francisco é um monumento a São Francisco erguida no município de Canindé. O escultor foi mestre Bibi, responsável também várias outras obras muito conhecidas. O monumento religioso e turístico inaugurado aos 4 de outubro de 2005, maior inclusive do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e menor que Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz-RN, teve os serviços iniciados em 2015, mas as obras foram paralisadas. No início do ano passado o prefeito em exercício, Celso Crisóstomo, havia anunciado o retorno dos trabalhos, mas sua gestão terminou e a recuperação não foi concluída. A obra fez com que o município de Canindé possua o maior monumento de São Francisco do mundo.
Segundo a administração municipal, a imagem do padroeiro de Canindé ganhou revestimento com pastilhas de cerâmica vitrificada, tamanho 2x2cm, importadas da China. São 789 metros quadrados de ladrilhos, com 2.250.000 peças na cor marrom. Na construção, realizada pela empresa Magna Locações, foram utilizadas 18 toneladas de ferro e 3,5 mil sacas de cimento de 50 quilos. A estátua mede 31,25 metros de altura. No seu interior, tem uma escada com 125 degraus que leva a um mirante com capacidade para 15 pessoas.
Imagens: Arquivo pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro