Aiuaba

Aiuaba é um município brasileiro do estado do Ceará, criado em 1956. Localiza-se na microrregião do Sertão de Inhamuns e está distante 435km de Fortaleza. Sua população estimada em 2010 era de 16.203 habitantes. A sua área territorial é de 2434 km².

O topônimo Aiuaba vem do tupi-guarani e significa lugar da bebida ou bebedouro. Sua denominação original era Bebedouro e, desde 1943, Aiuaba.

Município localizados no território dos índios Jucá, tem como referência geográfica e marco do inicial o Riacho dos Bois, exatamente no lugar antes conhecido por Campo Alegre.

Os índios Jucá que viviam às margens do rio Umbuzeiro, afluente do rio Jaguaribe, foram aldeados e catequizados e por iniciativa do padre José Bezerra do Vale, que vinha da cidade de Recife para prestar serviços de acompanhamento as comunidades, rezar missas, realizar casamentos, batizados e, posteriormente, catequizar.

No Século XVIII, com a doação de sesmarias, os fazendeiros de gado chegaram a região e intensificaram a criação de do rebanho bovino. O centro de referência desta sesmaria foi uma lagoa onde habitualmente os criadores de gado davam de beber aos seus rebanhos e desta forma surgiu o centro urbano.

O principal evento cultural do município é festa da padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio (15 de agosto). E o dia do Evangélico (dia 30 de novembro).

Fonte: Wikipedia
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*