Amélia Cláudia Garcia Colares, mais conhecida como Amelinha, nasceu no dia 21 de julho de 1950, em Fortaleza. De família musical, com 12 anos formou um trio vocal com sua irmã Silvia e mais uma amiga para se apresentarem em festas nas escolas. Quando mudou para São Paulo, onde fez curso para vestibular objetivando cursar a faculdade de comunicações, continuou cantando sempre incentivada pelos amigos.
Foi no ano de 1975, que Amelinha começou, efetivamente, sua carreira de artista, acompanhando Vinícius de Moraes e Toquinho em seu primeiro trabalho profissional como cantora, em Punta Del Este, Uruguai.
No ano seguinte, 1976, lança seu primeiro disco, “Flor da Paisagem”, que teve vendagem modesta. “Frevo Mulher”, em 1979, foi uma febre nacional, que lhe deu o primeiro Disco de Ouro de sua carreira.
O fenômeno aconteceu em 1980, no Festival MPB 80, no Maracanãzinho, cantando “Foi Deus Que Fez Você”, lançado em compacto homônimo seguido do álbum “Porta Secreta”, ambos Disco Quádruplo de Platina com mais de um milhão de cópias vendidas.
Em 1982, emplacava outro Disco de Ouro com o tema de abertura do seriado “Lampião e Maria Bonita”, da Rede Globo, “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa, Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor”.
Em 1983, veio o disco “Romance da Lua Lua”, que tinha como característica principal a afinidade da cantora com as poesias que falam essencialmente de coisas que têm como cenário a lua e toda sua energia. Vem o ano de 1984 com Amelinha emplacando outro sucesso em todas as rádios AM e FM, do norte ao sul do país, com a música “Água e Luz”.
E assim transcorreu a década de 80, com Amelinha gravando Fagner, Djavan, Gonzaguinha, Elomar, Geraldo Azevedo e Moraes Moreira, entre outros.
Em 1994, lança “Só Forró”, seu décimo CD com um projeto arrojado de volta à riqueza da música nordestina, onde canta Gonzagão.
Outros lançamentos se sucederam: “Cobra de Chifre” (1996), “Amelinha” (1998), “Vento Forró e Folia” (2002) e recentemente seu mais novo álbum “Janelas do Brasil” (2012), onde canta temas inéditos de Alceu Valença, Chico César e outros grandes.
Amelinha foi casada com o cantor Zé Ramalho, com quem teve dois filhos, João Colares Ramalho, em 1979 e Maria Maria em 1981. A relação durou de 1978 até 1983.
Fonte: Wikipédia / site oficial da artista / zeramalho.tumblr.com/biografia
Jaqueline Aragão Cordeiro
https://youtu.be/arYYCgIddbs
Amelinha sempre cantou a escencia do amor q todas as mulheres apaixonadas e sensivel à VIDA,sonha.