Anselmo Vieira

LEONARDO MOTA E ANSELMO VIEIRA

Anselmo Vieira de Souza, nasceu em 1867, na fazenda Ilha Grande, perto de Nova-Russas, no município de Ipueira e viveu por muito tempo, na cidade do Ipu.

Completamente analfabeto, mas apaixonado desde criança pelos desafios que escutava nas pelejas dos cantadores que circulavam por sua região, não demorou a fazer versos e se tornar um repentista de renome, aparecendo entre os mais consagrados cantadores do Nordeste que foram biografados por Leonardo Mota.

Anselmo Vieira nunca viveu do ofício de cantador, somente nos tempos das grandes secas, ele saia pelo mundo atrás de ganhar o pão de cada dia usando seus dotes de repentista. O poeta e escritor Gerardo Mello Mourão, confessa que Anselmo Vieira é uma das referências em sua vida literária, pois muito se inspirou nos cantadores das feiras de Ipueiras, onde Anselmo era atração.

Ariano Suassuna, numa entrevista, admite que, “O Auto da Compadecida” foi baseado nos versos de três repentistas nordestinos, sendo um deles o caboclo Anselmo Vieira.

Fonte: Dalinha Catunda – Blog Cantinho da Dalinha
Jaqueline Aragão Cordeiro

One Reply to “Anselmo Vieira”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*