Centro de Eventos do Ceará

Inaugurado em 18 de agosto de 2012, o Centro de Eventos do Ceará foi predestinado a ser um diferencial competitivo no setor, não só no cenário regional como nacional. Seu projeto arquitetônico é inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense, sendo simbolizada na fachada que, remete as falésias do litoral Leste e ao artesanato local. São 152.694 metros quadrados de área total, sendo 36 salas integradas e dois salões com 13,6 mil metros quadrados cada, 3,2 mil vagas de estacionamento, além de banheiros, fraldários, ambulatórios, brigada de incêndio, ouvidoria, vigilância sanitária, juizado de menores, salas de impressa, tradução simultânea e segurança.

Todos os espaços possuem climatização e iluminação inteligentes, isolamento acústico, instalações elétricas e sistemas de comunicação, telefonia e sonorização ambiente. Todos esses recursos proporcionam uma maior versatilidade do uso dos espaços, sendo possível realizar vários eventos ao mesmo tempo, sem interferências. Além disso, entradas especificas para cada ambiente permitem eventos de dimensão e fluxos diferentes.

Visando uma maior acessibilidade, todos os ambientes possuem rampas, elevadores, escadas rolantes e pisos táteis, garantindo que pessoas com deficiências possam usufruir de todos os ambientes. O empreendimento tem capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento, além de poder ser dividido em 48 eventos simultâneos.

O projeto do Centro de Eventos do Ceará foi elaborado para racionalizar custos e evitar desperdícios. Seus ambientes possuem refrigeração individual. A cobertura da praça de alimentação foi projetada em material de metal e acrílico transparente que permite aproveitar a luz solar.

A central de ar condicionado possui um mecanismo que possibilita um menor gasto de energia e um maior aproveitamento da vida útil do sistema, além de menores custos para a manutenção. Outra iniciativa sustentável é o mecanismo de descarga presente nos sanitários semelhante ao da aviação civil, que, por ser à vácuo, permite um menor consumo de água.

Para a construção do Centro de Eventos do Ceará e dos túneis que dão acesso ao prédio, foram investidos R$ 580 milhões, verba oriunda do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Turismo e do Tesouro Estadual. Suas obras iniciaram no primeiro semestre de 2009 e demoraram três anos para ser concluídas. O Centro de Eventos do Ceará está localizado na Avenida Washington Soares, no bairro Edson Queiroz.

Fonte: Jornal “Diário do Nordeste” e jornal “O Povo”
Notícias: Site do Governo Estadual
Fotos: Secretaria de Turismo do Ceará
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*