Desembargador José Jucá Filho

Nasceu em Quixadá, no dia 10 de fevereiro de 1903, era filho de José Leocácio de Menezes e Maria Brasilina de Menezes. Casou com Maria Nogueira de Menezes Jucá e tiveram três filhos: José Jucá Neto, Jovina Jucá e João Nogueira Jucá, o herói do incêndio da Casa de Saúde César Cals em 1959.

Estudou no Instituto São Luís, Liceu do Ceará e bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Ceará em 1928. Foi funcionário da Rede de Viação Cearense e da Diretoria de Viação e Obras Públicas do Estado e professor do Colégio São José, em Guaramiranga.

Em 1928, logo após sua formação, foi nomeado Promotor na Comarca de Russas, e no seguinte, alçou a Magistratura, como Juiz Municipal de Morada Nova, função que também exerceu em Redenção, Limoeiro do Norte e São Francisco (atual Itapajé).

Em 1942 ocupou interinamente a Comarca de Uruburetama, na qual permaneceu até 1946, quando se efetivou como Juiz de Direito de Lavras da Mangabeira. Foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará em 06 de dezembro de 1957, ocupando a vaga deixada pelo Desembargador José Geminiano Jurema, onde exerceu sua Presidência em 1965, e foi também, Juiz do Tribunal Regional Eleitoral. Faleceu em Fortaleza a 16 de outubro de 1968.

Fonte: Cronologia Ilustrada de Fortaleza / www.tjce.jus.br / 1001 Cearenses Notáveis
Jaqueline Aragão Cordeiro

One Reply to “Desembargador José Jucá Filho”

  1. Comecei a trabalhar no Tribunal de Justiça do Ceará em 27 de novembro de 1957, compartilhei desse episódio.Lamentamos profundamente o ocorrido.Foi um ATO HERÓICO DO JOVEM JOÃO NOGUEIRA JUCÁ. filho do Des.José Jucá.Foram meus colegas no TJ seus irmãos José Jucá Neto, e Jovina lotada no Forum Clóvis Beviláqua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*