Dois filmes cearenses são selecionados para festival no Canadá

Dois filmes cearenses foram selecionados para o 4º F-O-R-M , Festival Of Recorded Movement, que acontece entre 19 e 21 de setembro de 2019 no SFU Gold Corp Centre for the Arts, em Vancouver, no Canadá. O festival é dedicado a exibição de curtas-metragens com enfoque no corpo em movimento e já exibiu mais de 100 filmes de mais de 15 países nas últimas edições.

“Equação” e “Oito Variações”, dirigidos pelos cearenses Allan Diniz e Dayana Ferreira, foram produzidos com jovens bailarinos durante uma oficina de videodança realizada neste ano pelo Laboratório de Dança e Multimídia da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Escola Pública de Dança da Vila das Artes, em Fortaleza, Ceará.


“Equação” retrata uma sociedade em que pessoas são programadas em laboratório e é inspirado no universo da ficção científica, evocando clássicos como Admirável Mundo Novo, de George Orwell. Apresenta-se como um videodança e experimenta a sutileza do corpo em movimento em conexão com a câmera, admitida em alguns momentos como uma quarta bailarina.

Já “8 variações” potencializa o movimento por meio do som, através de variações de ritmo, andamento e paisagens sonoras, propondo novas maneiras de encontrar dinâmica dentro da repetição. O empoderamento feminino é disparador conceitual para criação de gestualidades e imaginários destoantes dos padrões estabelecidos. Inspirado na coreografia de Anne Teresa de Keersmaeker, Rosas Danst Rosas, o trabalho experimenta as possibilidades da dança para o vídeo.

A exibição dos curtas está programada para o dia 19 de setembro.

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*