Expoece

A EXPOECE ( Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará) surgiu há 58 anos, diante da necessidade de reunir os pecuaristas cearenses, os técnicos ligados à agropecuária, as lideranças locais e as instituições que atuavam no setor agrícola do Estado para discutir potencialidades, debater os principais problemas do segmento e buscar soluções.

O objetivos é promover a agropecuária cearense e fortalecer as cadeias produtivas que envolvem o setor, além de fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar, promover o empreendedorismo no meio rural, estimular o intercâmbio de experiências e divulgar o plantel cearense.

A Expoece apresenta também expositores de animais e produtos, com cerca de 500 estandes, movimentando aproximadamente R$12 milhões em negócios, além de destacar exemplos de projetos desenvolvidos pelos agricultores familiares no Ceará. Além dos expositores cearenses, participaram da edição 2012, cerca de 4 mil animais dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.  São Julgados e expostos caprinos, ovinos e bovinos, além de leilões, concurso leiteiro, e  premiações aos donos dos animais.

A grande novidade de 2012 foi o julgamento de equino da raça Quarto de Milha, que é uma raça muito utilizada em vaquejadas. Foi realizada a Prova de Tambores, que mede a agilidade da raça de quarto de milha, manga larga e exposição de pôneis que vieram especialmente de Recife.

Fonte: Site do Governo Estadual
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*