Galeria Antônio Bandeira

A Galeria Antônio Bandeira tem 40 anos de história. Foi aberta ao público ainda na década de 1960 e consta que Lerisse Porto foi a primeira diretora desta instituição. Nesse período pertencia a Secretaria Municipal de Educação e sua sede era na Cidade da Criança.

A criação deste espaço expositivo para as artes visuais, na cidade de Fortaleza, está vinculado a transferência da produção do Salão de Abril que até o período era de responsabilidade da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) para a Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Na década de 1970 foi transferida da Praça da Criança para uma sala no subsolo da Praça do Ferreira. Nos anos de 1980 foi incorporada à FUNCET, e João Jorge foi convidado a assumir tanto a programação da Galeria como o Salão de Abril.

CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR

Da Praça foi ao Passeio Público funcionando no quiosque até 2003 quando foi construído um espaço próprio para exposições no Centro de Referência do Professor.

Atualmente a Galeria Antônio Bandeira conta com uma sala expositiva para exposições de curta duração e com uma sala que abriga a exposição de longa duração que expõe o acervo do Memorial Sinhá da Amora.

Site Oficial
Imagens: Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*