Instituto do Ceará

O Instituto do Ceará  é uma instituição científica, voltada para o estudo Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará. Foi fundado em 4 de março de 1887, na cidade de Fortaleza, onde tem sede e foro, é uma sociedade civil, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos, de duração por tempo indeterminado e reconhecida de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5.784, de 13 de dezembro de 1983, pela Lei Estadual nº 100, de 15 de maio de 1935, e pelo Decreto Federal nº 94.264, de 22 de maio de 1987.

Motivados pelo desejo de tornar conhecidas a história e a geografia da província, onze vultos da sociedade cearense empreenderam a tarefa e fazer do Instituto referência nacional para a propagação de pesquisas que legitimassem a formação de sua história.

Paulino Nogueira Borges da Fonseca, Guilherme Studart (Barão de Studart), Antônio Augusto de Vasconcelos, Joakim de Oliveira Catunda, Julio Cezar da Fonseca Filho, João Augusto da Frota, Antônio Bezerra de Menezes, Virgilio Augusto de Morais, Virgílio Brígido, José Sombra, Juvenal Galeno da Costa e Silva e João Batista Perdigão de Oliveira foram os fundadores da agremiação.

“Eram pois esses vultos que passariam a ser os primeiros e esforçados obreiros do progresso das letras cearenses, destinados como estavam, por esse meio, a tirar da ignorância, que até então perdurava, a história, natal. Eram eles que, fincando o marco inicial da existência desse utilíssimo grêmio, viriam, em futuro não remoto, contribuir, nesse particular, para o engrandecimento do berço nativo. Investigando o passado, rememorando as suas tradições, arrancando dos arquivos do solo ou das pedras carcomidas dos monumentos. Por intermédio desse Instituto dar-se-ia testemunho público do quanto valia o Ceará”.

É composto de quarenta sócios efetivos, na maioria professores universitários, além de sócios beneméritos, correspondentes e honorários. As eleições para o Conselho Superior, Diretoria e Comissões Permanentes ocorrem a cada dois anos, cabendo aos sócios efetivos o preenchimento dos cargos.

O Instituto do Ceará, tem sido de extrema importância nas minhas pesquisas para o desenvolvimento desse blog. O acervo, o sebo e as informações digitalizadas são de uma riqueza impagável.

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 1594 – Ao lado da Igreja do Carmo
Fonte: Site Oficial
Instituto do Ceará no
facebook
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*