João Pinto Damasceno nasceu em Canindé no dia 23/06/1846. Era filho de João Pinto Damasceno e de Ana Quitéria de Magalhães Damasceno.
Casou no dia 28/11/1885 com Joaquina Cordeiro da Cruz Pinto (Quininha), filha do Major José Cordeiro da Cruz e de Joaquina Cordeiro da Cruz Rabelo (Quinou) e tiveram seis filhos:
1. Mozart Pinto Damasceno, bacharel em direito, solteiro.
2. Clovis Pinto Damasceno, funcionário público federal, casado com Maria de Lourdes Holanda Pinto.
3. Francisca Sini Pinto Cordeiro, casada com Nemésio Barbosa Cordeiro de Magalhães, agropecuarista e ex-prefeito de Canindé.
4. José Pinto Damasceno, Comerciante e ex-prefeito de Canindé, casou com Edite Martins Pinto.
5. Lauro Pinto Damasceno, agropecuarista, casado com Francisca Ilza de Magalhães Pinto.
6. Lidia Pinto Vieira, casada com Luiz Magalhães Vieira, ex-prefeito de Canindé.
Era agropecuarista, mas tinha uma vida política ativa, abolicionista fervoroso, ocupou o cargo de tesoureiro na Sociedade Libertadora de Canindé e foi tesoureiro da Confraria de São Francisco entre 1893 e 1894. Foi também vereador pelo partido conservador e comandante do 64º batalhão de infantaria da guarda nacional do município de Pentecoste.
Faleceu no dia 26/01/1903, em Canindé, onde foi enterrado.
Fonte e fotos: Arquivo pessoal
Parabéns, Jaqueline, pela iniciativa de resgatar a nossa história.
Olá tudo bem? Você teria mais informações sobre a Joaquina Cordeiro da Cruz Pinto (Quininha)? Tenho muitos parentescos com família Cruz e já ouvi muito falar de uma parente distante chamada Quininha Cruz! Qualquer coisa se quiser conversar sobre pode me enviar um email kaiosilvacaetano@gmail.com! Muitíssimo obrigado desde já, grande abraço!