Os profetas da chuva

http://1.bp.blogspot.com/_DYS42k6SdqM/TGq0rSyL8UI/AAAAAAAAACY/eehnWpF89s0/s1600/profetas_da_chuva_capa%5B1%5Dprojeto.JPG

Os profetas da chuva são pessoas que tem conhecimentos empíricos sobre a previsão do tempo. Neste caso se a estação chuvosa no Ceará vai ser boa ou não.

Para entender este fenômeno, se faz necessário colocá-los num contexto social e geográfico. O estado do Ceará se localiza dentro da região semi-árida do Nordeste do Brasil. Uma região na qual o período de chuva é incerto quanto a intensidade. Este período chuvoso é esperado entre os meses de janeiro e julho de cada ano.

Os profetas da chuva utilizam suas observações na natureza, as misturam com crenças indígenas e religiosas, para assim fazerem suas profecias. Estes conhecimentos empíricos passam de geração para geração dentro do ciclo familiar. Embora em 2008 estes tenham sido passados em forma de work-shops.

Estes homens e mulheres do sertão habitam na sua grande maioria a região do Sertão Central do Ceará, e reúnem-se uma vez por ano no mês de janeiro em Quixadá para trocarem experiências e darem as suas profecias de chuva. Encontro que acontece desde 1997. Este é chamado: Encontro de Profetas Populares da Chuva.

As profecias destes são populares entre os cearenses, e este conhecimento desperta estudos das Universidades cearenses e dos técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME. Em 2008, o cineasta Marcus Moura, realizou um documentário sobre este tema, intitulado Profetas da Chuva.

Fonte: Wikipédia
Leia mais no Diário do Nordeste
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*