19 de março, é Dia de São José, padroeiro do Ceará. É feriado em todo o Estado. Em Fortaleza, o comércio não abre. Nos shoppings, só as praças de alimentação e os cinemas funcionam. Bancos, cartórios, escolas e repartições públicas não funcionam.
SÃO JOSÉ E O EQUINÓCIO
A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em março e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março.
O inverno do hemisfério norte é chamado de “inverno boreal”, e o do hemisfério sul é chamado de “inverno austral”. O “inverno boreal” tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de março nesse mesmo hemisfério.
Daí a crença de que São José traz a chuva, sendo uma verdade científica ou uma crendice popular, todos os anos milhares de cearenses depositam todas as suas esperanças nesse dia.
Jaqueline Aragão Cordeiro