Casa de Câmara e Cadeia – Sobral

O edifício da Câmara Municipal De Sobral foi construído com a finalidade de abrigar a Casa de Câmara e Cadeia. Na antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificada com meados do século XVIII, o andar térreo era ocupado pela cadeia propriamente dita, funcionando no andar superior a câmara dos vereadores. Uma escada externa de alvenaria conduzida ao andar de cima, onde havia um alçapão por onde os presos desciam para a enchova ou cárcere. Era esse o modelo comum a quase todas as Casas de Câmara das vilas do Brasil.

A primeira sessão realizada na Câmara Municipal foi a 05 de julho de 1773, data em que a localidade de Caiçara foi elevada à categoria de Vila Distinta e Real de Sobral.

Na segunda metade do século XIX, o prédio passou por algumas reformas que lhe asseguram o estilo hoje observado, com acentuadas características da arquitetura do final do império.

A partir de 1877,quando se deu início à construção da nova cadeia pública, no bairro do Junco, o prédio da Câmara de Sobral não mais serviu de penitenciária, abriga até hoje, a Câmara Municipal de Sobral.

Fonte: cultura.sobral.ce.gov.br
Fotos: Arquivo Pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*