Hospital de Messejana

fachada hm

O HOSPITAL
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. Dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças, a instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.

O Hospital é referência no transplante cardíaco de adultos e crianças, e, pioneiro no Nordeste em implante de Coração Artificial, dispositivo de assistência ventricular usado como suporte circulatório em pacientes da lista de espera para transplante e, desde junho de 2011 tornou-se o primeiro hospital de Norte e Nordeste a realizar transplante pulmonar.

Na área de ensino e pesquisa o Hospital de Messejana é destaque, aplicando e difundindo o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico e de recursos humanos, com residência médica nas especialidades de cardiologia clínica, cardiologia pediátrica, pneumologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia torácica e terapia intensiva. Mantém seu corpo clínico e equipes multiprofissionais sempre atualizados, o que envolve contínuo intercâmbio com instituições congêneres, participação ativa em congressos, simpósios e mesas-redondas, além de relevantes publicações científicas nacionais e internacionais.

CENTRO DE ESTUDOS
Certificado pelos Ministérios da Saúde e Educação como Instituição de Ensino, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, atua como Centro Nacional de Ensino e Pesquisa Clínica.

Para reforçar o aprendizado dos profissionais da saúde e residentes, o Hospital dispõe do Centro de Estudos Manuel de Abreu. Com espaço moderno e equipamentos de última geração, tem 4 auditórios informatizados, completo sistema de som e grandes painéis deslizantes. Através de imagens captadas por câmeras digitais, procedimentos realizados no Centro Cirúrgico do Hospital podem ser transmitidos, em tempo real, para os auditórios.

O Centro de Estudos Manuel de Abreu também tem uma biblioteca com vasto acervo de livros da área médica e uma sala com computadores conectados à Internet.

GERÊNCIA DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
O Hospital de Messejana é integrado a Rede Sentinela e possui um Setor de Gerência de Risco, que atua diretamente com a Anvisa. O setor coordena a equipe de gerenciamento de risco sanitário hospitalar do serviço de saúde. A Gerência de Risco reúne farmacêuticos, engenheiros e técnicos, enfermeiros, médicos e demais profissionais envolvidos com a vigilância de medicamentos, materiais médico-hospitalares, equipamentos, saneantes, sangue e seus derivados.

ENDEREÇO
Hospital de Messejana – Dr. Carlos Alberto Studart – Avenida Frei Cirilo, 3480 – Messejana – CEP – 60.846-190 Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078
Site: http://www.hm.ce.gov.br/
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*