19 DE MARÇO – DIA DE SÃO JOSÉ – PADROEIRO DO CEARÁ

http://4.bp.blogspot.com/_-aaYXzQSCGk/S6NqFIdqWZI/AAAAAAAABls/iuI7R2rmh-k/s400/sao-jose.jpg

19 de março, é Dia de São José, padroeiro do Ceará. É feriado em todo o Estado. Em Fortaleza, o comércio não abre. Nos shoppings, só as praças de alimentação e os cinemas funcionam. Bancos, cartórios, escolas e repartições públicas.
SÃO JOSÉ E O EQUINÓCIO
A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em março e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março.

O inverno do hemisfério norte é chamado de “inverno boreal”, e o do hemisfério sul é chamado de “inverno austral”. O “inverno boreal” tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de março nesse mesmo hemisfério.

http://danbrazil.files.wordpress.com/2009/02/chuva.jpg

Daí a crença de que São Josè traz a chuva, sendo uma verdade científica ou uma crendice popular,  todos os anos milhares de cearenses depositam todas as suas esperanças nesse dia, e hoje, graças a São José, amanheceu chovendo…

COMPLEMENTO – 22/03/2010

Choveu em 98 municípios, nas últimas horas, no Ceará, segundo boletim da Funceme. A maior chuva registrada foi em Beberibe, com 55 milímetros. Ainda choveu bem nos seguintes municípios:
Juazeiro do Norte – 50 mm
Ipaumirim – 44 mm
Itarema – 39 mm
Eusébio – 39 mm
Aquiraz – 38.5 mm
Maracanaú – 38.1 mm
Barroquinha – 36.2 mm
Fortim – 35 mm
Caucaia – 34.6 mm
Aracoiaba – 34 mm
Fortaleza, choveu 32.8 milímetros.

Fonte: Jornal O Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*