Quixabeira

A Quixabeira (Sideroxylon obtusifolium) é uma árvore que atinge até 15 metros de altura, da família das sapotáceas, nativa do Brasil, mais precisamente dos estados do Piauí e de Minas Gerais. A madeira é dura; a casca tem propriedades adstringentes e tonificantes; as folhas e os frutos são forrageiros.

Na época das secas, serve de alimento para o gado e sua casca tem propriedades tônicas, adstringentes e antidiabéticas. Possui espinhos fortes, folhas oblongas e cartáceas, flores aromáticas e bagas roxo-escuras, doces e comestíveis.

É conhecida ainda pelos nomes de quixaba, quixaba-preta e rompe-gibão. Esta espécie também ocorre em outros estados do Nordeste brasileiro. É típica das caatingas onde ocorre em solos de textura argilo-arenosa. A casca tem propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizada como cicatrizante através do uso de chás ou infusões hidro alcoólicas.

Devido a sua grande utilização na medicina alternativa e corte indiscriminado na vegetação das caatingas nordestinas, a espécie está na condição de rara e necessita de incentivos a reprodução para sua manutenção na flora brasileira.

Fonte: Wikipédia
Jaqueline Aragão Cordeiro

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

2 thoughts on “Quixabeira

  1. Esta arvore deu origem a família Quixabeira, que tem sua raiz na família dos Feitosa, estado do Ceará. Os primeiros Quixabeiras originou se de três irmãos cearenses da família feitosa que foram reconstruir suas vidas no estado do Piauí e do Maranhão. Os três irmãos já no estado do Piauí, em baixo de uma árvore por nome de Quixabeira, criaram a partir dali as famílias: Quixabeira, Galvão e Cavalcante. Assim creio eu que a família Quixabeira em todo Brasil originou se dali em diante. Escrevo isso com base nas estórias/histórias que meu pai, Boaventura da Silva Quixabeira nos contava qdo nos filhos éramos crianças. Ele soube através das histórias que seu o meu avô Sr Francisco da Silva Quixabeira lhes contava qdo ele era criança. Meu pai nasceu em Parnaíba PI em 1907. Morou também nos Estados do Maranhão e erradicou se na cidade de Porangatu GO. Estou pesquisando sobre o tema. Até outra oportunidade.

  2. Boa tarde Osvaldo!
    Sou a Fernanda Quixabeiro, meus pais também são de Porangatu-go. Assino Quixabeiro por um erro do cartório. Estou pesquisando sobre o tema mas as fontes são muito escassas. Se você tiver mais para compartilhar conosco, serei eternamente grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *