Jericoacoara

001-jeri-1

Jericoacoara é uma praia que fica na cidade de Jijoca, aproximadamente, a trezentos quilômetros de Fortaleza. Até o ano de 1985, o lugar era apenas uma isolada aldeia de pescadores, escondida entre imensas e móveis dunas, até que foi descoberta por turistas.

013-jeri-12

Cavada entre enormes dunas e o mar, é um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, devido a sua localização peninsular. As dunas são formadas por areia e falésias, e graças a isso, existem as dunas fixas e móveis. Em uma dessas dunas fixas, está o farol do serrote, localizado a 120 metros do nível do mar, em área da marinha, é proibido o acesso de carro. Pode ser visto pelos aventureiros que vão a pé para a pedra furada.

pedra-furada-1

A pedra furada, com seus cinco metros de altura, é uma atração do local, onde no mês de julho, é possivel ver o sol se por pelo buraco no centro da pedra. O acesso ao local pode ser feito de charrete, pela praia, de buggys (a forma mais aconselhável) ou ainda a pé, atravessando as dunas até chegar a vila (indicado somente para os mais atléticos)

pedra-furada-jericoacoara-350x350
Imagem: viajenarede.com.br

A duna mais próxima da vila é ritualisticamente ocupada pelos turistas para assistir ao pôr-do-sol, devido a sua grande altura e posição privilegiada frente ao mar. Ao redor da vila enormes dunas surgem e desaparecem com a constante ação do vento, popularizando o sandboard na região.

020-vila-de-jeri-5

Jericoacoara conta com praias de enseada e mar calmo, de mar aberto e ondas grandes e praias rochosas. O windsurf encontra grande apelo nessas praias cuja maior extensão é de águas calmas e vento forte. O acesso a vila é proibido para carros particulares, se você for corajoso o bastante para fazer o trajeto em carro particular, deve deixá-lo no estacionamento da prefeitura, na entrada da vila, e seguir até seu hotel em um outro carro disponibilizado para isso. Apesar da proibição, o trânsito é intenso, por causa do buggys e carros de transporte, autorizados a transitar no local.

021-vila-de-jeri-6

Por ter sido declarada uma Área de Proteção Ambiental (APA) e, desde 2002, transformada em PARNA (Parque Nacional), a construção de rodovias e estradas, bem como qualquer tipo de pavimentação, é proibida em Jericoacoara.

073-praia-jeri-3

O acesso à vila é limitado pelas dunas e normalmente feito por um veículo adequado. As companhias de turismo que fazem o transporte até a cidade utilizam um ônibus comum de Fortaleza até Jijoca, onde a estrada mais próxima termina, e daí, seguem viagem num “pau-de-arara” devidamente legalizado pelos órgãos competentes, e com tração nas quatro rodas.

046-praia-jeri-19

Em 1984 a Praia de Jericoacoara foi considerada uma das dez praias mais bonitas do mundo pela Washington Post Magazine, do jornal americano Washington Post.

Em 2013, Washington Post elegeu Jeri, como uma das dez praias mais lindas do mundo.

Em agosto de 2014, o jornal americano Huffington Post publicou em seu blog de viagens (Minube), a lista com as 40 melhores praias da Terra. Dois deles são no Brasil. A praia brasileira mais bem colocada é Jericoacoara, em 4º lugar. Fernando de Noronha ficou na 39ª posição.

Em dezembro de 2016, foi escolhida pelo site TripAdvisor como  o melhor destino para viagens na América Latina e o 3º melhor lugar do mundo.

033-vila-de-jeri-18

Em 1997 a Praia de Jericoacoara foi cenário do filme A Ostra e o Vento, dirigido por Walter Lima Jr. Lá existem inúmeras pousadas e hotéis para acomodar o grande número de turistas que chega diariamente ao local. O famoso hotel “Essenza” é o maior da região e hospeda os famosos que vão para “Jeri”.

jeri-22

Em 1998 a energia elétrica passou a ser provida por uma rede subterrânea, substituindo os geradores que iluminavam apenas alguns pontos da aldeia. Na vila não existem postes de iluminação ou calçamento, todas as ruas são de areia.

051-praia-jeri-24

O centro de artesanato é um dos mais esplêndidos que já vi. Tem artesanato de todas as regiões e culturas do país. O atendimento é feito por pessoas capacitadas, que sabem informar sobre o item que estão vendendo, além de muito atenciosas e educadas. As peças são fantásticas e deixa, apaixonadas por artesanato, como eu, completamente envolvida.

aeroporto-jeri
Foto: radiotupinamba.com.br

No final de 2016, entrou em operação o aeroporto, localizado na cidade de Cruz, pois por motivos ambientais não pode ser construído em Jericoacoara.

img_20170105_074938
Foto: Arquivo pessoal

Nos arredores, existem ainda as famosas lagoas: lagoa Azul e lagoa do Paraíso. A lagoa azul não resistiu a cinco anos de seca no Ceará e está seca, e a lagoa do Paraíso, que o nome já fala por si só, é realmente um lugar de beleza incomparável, apesar de estar com seu volume de água bem resumido por causa da seca, mas continua belíssima.

pousada3
Foto: Pousada Hippopotamus

Durante nossa estadia no local, conhecemos o lugar com dois excelentes motoristas, Edson e Kauê. Aprovei e aconselho, pois são profissionais atenciosos, cuidadosos e conhecem bem a história da vila. Ficamos hospedados na Pousada Hipopotamus e da mesma forma, recomendo aos que querem bom acolhimento.

Fonte: Wikipédia
Fotos: Jaqueline Aragão Cordeiro

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*