Antônio da Cruz Saldanha

Antonio da Cruz Saldanha

Antônio da Cruz Saldanha nasceu em Canindé, no dia 24 de Abril de 1852 e faleceu, vítima de um aneurisma, em 26 de Julho de 1908. Era filho de Joaquim José da Cruz Saldanha, nascido em 17 de Janeiro de 1813 e falecido em 26 de Junho de 1876, e de D. Anna Quitéria, filha do Capitão-mor Bento Ferreira Rabello. São seus avós paternos o Licenciado José Joaquim da Cruz, que veio para o Brasil como Secretario do Maranhão, e de Maria do Nascimento Barbosa, filha de Simão Barbosa Cordeiro.

Estabeleceu-se em Fortaleza em 1874, com uma casa de comércio, juntamente com seu irmão Francisco Cruz, com a firma Cruz & Irmão. Era um abolicionista fervoroso, tendo sido um dos fundadores da Sociedade Perseverança e Porvir e da Sociedade Libertadora Cearense. Fazia parte da Diretoria da Associação Comercial do Ceará.

De seu casamento, acontecido em 1869, com D. Francisca Nunes Façanha, teve 18 filhos, dentre eles:
Dr. João da Cruz Saldanha
Theodulo (Pery) Cruz
Presciliano (Prisco) Cruz
Moacyr Cruz
Theophila Cruz Cabral
Annita, Laudelina e Cecy Cruz

Fonte: Diccionario Bio-bibliographico Cearense – Barão de Studart
Jaqueline Aragão Cordeiro

2 Replies to “Antônio da Cruz Saldanha”

  1. ANTÔNIO DA CRUZ SALDANHA DEVE SER PARENTE DE MINHA AVÓ MATERNA, ALEXANDRINA CORDEIRO FURTADO, PRIMA DE CRUZ FILHO ,PRINCÍPE DOS POETAS ( eu conheci ) de JOAQUIM CORDEIRO DA CRUZ PAI DO DR.VLADIMIR TÁVORA CRUZ.

    • Boa tarde Simone,
      Sou neta de Pery Cruz e meu bisavô é Antônio Cruz Saldanha. Quando visitei o Ceará vi uma rua com o nome de Pery Cruz, mas nada sei sobre a história dessa homenagem. Tenho alguns jornais da época que falam sobre a influência desse grupo de amigos que fundaram o Partido das Malocas para dar início ao movimento abolicionista. Falam também sobre a importância do Dragão do Mar. Devemos ter um ramo de parentesco, mas desconheço e não encontrei a árvores genealógica da família. Conhece algum livro para me indicar? Obrigada e um abraço
      Neide Cruz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*