Antônio da Cruz Saldanha

Antonio da Cruz Saldanha

Antônio da Cruz Saldanha nasceu em Canindé, no dia 24 de Abril de 1852 e faleceu, vítima de um aneurisma, em 26 de Julho de 1908. Era filho de Joaquim José da Cruz Saldanha, nascido em 17 de Janeiro de 1813 e falecido em 26 de Junho de 1876, e de D. Anna Quitéria, filha do Capitão-mor Bento Ferreira Rabello. São seus avós paternos o Licenciado José Joaquim da Cruz, que veio para o Brasil como Secretario do Maranhão, e de Maria do Nascimento Barbosa, filha de Simão Barbosa Cordeiro.

Estabeleceu-se em Fortaleza em 1874, com uma casa de comércio, juntamente com seu irmão Francisco Cruz, com a firma Cruz & Irmão. Era um abolicionista fervoroso, tendo sido um dos fundadores da Sociedade Perseverança e Porvir e da Sociedade Libertadora Cearense. Fazia parte da Diretoria da Associação Comercial do Ceará.

De seu casamento, acontecido em 1869, com D. Francisca Nunes Façanha, teve 18 filhos, dentre eles:
Dr. João da Cruz Saldanha
Theodulo (Pery) Cruz
Presciliano (Prisco) Cruz
Moacyr Cruz
Theophila Cruz Cabral
Annita, Laudelina e Cecy Cruz

Fonte: Diccionario Bio-bibliographico Cearense – Barão de Studart
Jaqueline Aragão Cordeiro

One Reply to “Antônio da Cruz Saldanha”

  1. ANTÔNIO DA CRUZ SALDANHA DEVE SER PARENTE DE MINHA AVÓ MATERNA, ALEXANDRINA CORDEIRO FURTADO, PRIMA DE CRUZ FILHO ,PRINCÍPE DOS POETAS ( eu conheci ) de JOAQUIM CORDEIRO DA CRUZ PAI DO DR.VLADIMIR TÁVORA CRUZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*