Açude Favelas

A barragem do Açude Favelas está localizada no município de Tauá, distante cerca de 320 km de Fortaleza e 23 km da sede do município. O seu acesso dá-se pela rodovia estadual CE-1 60 (Tauá-Mombaça).  Barra o riacho Favelas, afluente da margem esquerda  do rio  Jaguaribe, formando  um lago  que  constitui uma fonte de recursos hídricos para perenizar o próprio riacho, irrigar as áreas aluvionares a jusante da barragem e reforçar a disponibilidade de água para o Projeto de Irrigação Várzea do Boi. A área da bacia hidrográfica do riacho Favelas no local da barragem é de cerca de 678 km².

O lago formado pela barragem tem uma área de 645 ha na cota da crista do vertedouro e um volume represado da ordem de 30,1 X 106 ml. A vazão média regularizada é de 1,0 ml/s, sendo 0,48 m³/s para uma permanência de 75%.

O regime pluviométrico foi estudado a nível mensal e anual. A pluviometria média da bacia foi determinada pela aplicação do método do diagrama de Thiessen, e a chuva secular, pelo método estatístico de Gumbei. Os estudos de deflúvio e vazão foram obtidos por correlação entre a bacia do Favelas e a sub-bacia contida do Arneiroz, representativa da região.

A barragem foi executada em 10 meses, tendo sido iniciada em fevereiro de 1987 e concluída em janeiro de 1988, pela Construtora TRATF=X S.A

Aluvionar = Depósito de matérias orgânicas e inorgânicas deixado pelas águas: a aluvião é formada de calhaus, cascalho, areia e lodo.
Jusante = Vazante

Fonte: DNOCS
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*