Açude Várzea do Boi

A barragem do Açude Várzea do Boi situa-se no riacho Carrapateiras, um dos principais afluentes do rio Jaguaribe. O açude está localizado no município de Tauá, distante cerca de 320 km de Fortaleza, e 15 km da sede municipal.

Situado em uma região onde ocorrem as mais baixas precipitações do estado do Ceará, sua principal finalidade é o suprimento d’água para o Projeto de Irrigação Várzea do Boi, com 2,86 ha implantados e em operação, bem como a piscicultura e a perenização do riacho Carrapateiras.

A bacia hidrográfica no local da barragem é de 1.209 km³ O lago formado pelo represamento abrange uma área de cerca de 1.249 ha, acumulando um volume d’água da ordem de 51,9 x l 01 ml.

Os estudos para o projeto de construção da barragem foram desenvolvidos inicialmente em 1934 e, posteriormente, em 1937. Entretanto, somente em 1951 o projeto foi revisto e aprovado para construção.

A construção da barragem foi iniciada em agosto de 1951, por administração direta do DNOCS, e concluída em setembro de 1954.

Fonte: DNOCS
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*