Açude Lima Campos

O Açude Lima Campos está localizado no leito do rio São João, pertencente à Bacia do rio Salgado, no município de Icó, região centro-sul do Ceará.

acude-lima-campos-9
Açude Lima Campos – Dezembro/2016

Foi construído entre abril e dezembro de 1932 com a finalidade de socorrer a população de sertanejos dizimados pela grande seca de 1932. Flagelados foram aproveitados nas obras que o Ministério de Viação e Obras Públicas implementava não só no Ceará, mas em vários Estados Nordestinos.

acude-lima-campos-15
Açude Lima Campos – Dezembro/2016

O projeto do Açude Lima Campos tem como finalidade o aproveitamento das várzeas do lcó, situadas no vale do rio Salgado. Pouco antes da confluência deste último com o Jaguaribe, o vale se alarga em várzeas extensas, largas, planas, compreendendo todo o curso inferior dos riachos Mucururé, São João à margem esquerda, e Bezerros, Capim Pubo e Bebedouro à margem direita, os quais são os seus afluentes mais importantes.

acude-lima-campos-5
Açude Lima Campos – Dezembro/2016

Na época, o uso de equipamento de terraplenagem ainda marcava os primeiros passos no DNOCS. Para a construção desta obra foi empregado o sistema de compactação manual, aproveitando assim a mão-de-obra disponível criada pela seca que se abateu sobre o Nordeste. O açude tem capacidade para armazenar 66 milhões de metros cúbicos de água.

Fonte: DNOCS / Wikipédia
Jaqueline Aragão Cordeiro

One Reply to “Açude Lima Campos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*