Desafio Jovem do Ceará

desafio jovem

O “Desafio Jovem do Ceará” foi criado no dia 16 de junho de 1975 pelo médico Silas Munguba e pelo empresário João Furtado, é uma instituição filantrópica, dedicada a prevenção de uso de drogas e a recuperação de dependentes químicos, sem distinção de denominação religiosa.

O Desafio Jovem tem como público alvo pessoas do sexo masculino, a partir de 16 anos, que não tenham deficiência mental e que desejem voluntariamente o tratamento, através do núcleo de internamento. No núcleo ambulatorial jovens de ambos os sexos, a partir de 11 anos, podem frequentar e o acompanhamento familiar é permitido tanto no setor de internamento quanto no ambulatorial.

Por muitos anos, o Desafio Jovem  do Ceará foi a única a oferecer esse tipo de serviço nas regiões Norte e Nordeste. Hoje a comunidade terapêutica é referência no estado e atua com serviços de internamento e ambulatório.

Silas Munguba

Silas Aguiar Munguba nasceu em Manaus, no dia 29/09/1923 e faleceu em Fortaleza no dia 15/06/2009, sendo sepultado no cemitério parque da paz no dia 16/06, curiosamente, o dia da fundação do DESAFIO JOVEM DO CEARÁ. Era filho de José Munguba Sobrinho e Amazonilia de Aguiar Munguba. Foi a segunda gestação de sua mãe, nascendo de parto gemelar com seu irmão Paulo. Ao todo, eram 12 irmãos.

Foi combatente na Segunda Guerra Mundial, tendo lutado na Itália na Tomada de Monte Castelo,  servindo ali como terceiro sargento do Regimento Sampaio, da Força Expedicionária Brasileira-FEB. Comemorou seu aniversário de 21 anos, a bordo do navio que o levava para a guerra. Por seus feitos durante as batalhas, recebeu quatro condecorações: Cruz de Combate de 1ª Classe, Medalha Cruz de Campanha, Medalha de Guerra e Medalha Sangue do Brasil, esta última por ter sido ferido em combate.

Casou com Nicéia Henrique Munguba e tiveram quatro filhos: Tereza Cristina, Nila Maria, Marta Maria e Paulo.

Ingressou na faculdade de medicina da Universidade Federal de Pernambuco, em 1950, formando-se em ginecologia e obstetrícia. Já em Fortaleza, Fundou o foi diretor do Hospital Batista Memorial e do Desafio Jovem do Ceará, foi também professor da Universidade Federal do Ceará.

Após seu falecimento, a Av. Dedé Brasil, onde está localizado o Desafio Jovem, teve seu nome mudado para AV. SILAS MUNGUBA, através de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Antonio Henrique, que trabalhou com Dr. Silas Munguba por dez anos e tinha muita admiração por seu trabalho. Em 27 de outubro 2010, os vereadores de Fortaleza aprovaram por unanimidade o projeto que dava um novo nome à via, sendo publicado no Diário Oficial em 5 novembro de 2010 mas a mudança de placas foi feita somente no dia 27/01/2014.

Bibliografia: G1 / Jornal O Povo / Blog Mundo Cristão / Blog do Vereador Antonio Henrique / Blog Desafio Jovem

Veja mais no Blog do Desafio Jovem e facebook

Jaqueline Aragão Cordeiro

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *