Guaramiranga

105-Guaramiranga (108) 106-Guaramiranga (109)
Guaramiranga está situada a 110 Km. de Fortaleza e fica a 865 metros de altitude e  a 1.115 metros acima do nível do mar. A cidade está situada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité. É o menor município do Ceará. É um dos mais disputados destinos de Carnaval, pois oferece uma opção para aqueles que preferem ficar longe do tradicional. Nesse período, a cidade abriga o Festival de Jazz e Blues – Evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional.
003-Guaramiranga (2)
Igreja N. Sra de Lourdes ou Igreja da Gruta
036-Guaramiranga (35)
Igreja de Nossa Sra. da Conceição (1873)

O topônimo Guaramiranga vem do Tupi guará (vermelho) e miranga ou piranga (garça), significando Pássaro Vermelho. Sua denominação original era Conceição, porém, desde 1890, possui o nome Guaramiranga.

As terras da atual Guaramiranga eram habitadas por várias etnias. A principal delas era a Kanyndé. Com a criação da Missão da Palma, durante o século XVIII, para a evangelização dos índios, a expansão da pecuária e as plantações de café no século XIX, consolidou-se o centro urbano que hoje se chama Guaramiranga.

071-Pico Alto Guaramiranga (74)
068-Pico Alto Guaramiranga (71)
O Pico Alto, local de maior altitude no Maciço de Baturité, com 1115 metros, e, consequentemente, de menores temperaturas, que podem chegar a 10°C em julho. Lá existe, ainda, um mirante onde os visitantes podem ver o pôr do sol.
 
Veja mais no Portal Guaramiranga
Imagens: Arquivo pessoal

2 Replies to “Guaramiranga”

  1. Gostaria de conhecer essa maravilha da natureza. Me faz lembrar a serra da Ibiapaba.
    Na verdade todo o Ceará é lindo ao começar pelas praias. Mas as serras são as serras…
    Sou geógrafo de Belém do Pará e adoro fazer turismo pelo Ceará. O próximo destino será Guaramiranga.
    Mosoco Evanovich

  2. Pingback: Coisa de Cearense | Guaramiranga em fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*