Hotel Excelsior

O prédio foi inaugurado em 31 de dezembro de 1931. Foi o primeiro “arranha-céu” da cidade com sete andares. Inspirado em um edifício de Milão na Itália. Foi construído todo em alvenaria por Natali Rossi, cunhado de Plácido de Carvalho e a decoração interna foi feita por Pierina Rossi, esposa de Plácido. Ali já foi o sobrado do Comendador Machado, o Hotel Central e o Café Riche.

O sobrado foi construído em 1825 pelo Comendador José Antonio “Machado”. Foi comprado pelo comerciante Plácido de Carvalho em 1827 para ali construir o primeiro arranha-céu da cidade com 12 apartamentos de luxo, 38 apartamentos simples e 100 quartos.

24-DSC01464Atualmente no prédio acontece o “NATAL DE LUZ”, evento anual do CDL Fortaleza e está localizado na Praça do Ferreira.

Leia nova matéria publicada neste site AQUI

Fonte: GuiaCE e outros
Imagens: Arquivo Nirez e arquivo pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

3 thoughts on “Hotel Excelsior

  1. Olá, Jaqueline…
    Que tal fazer uma nova matéria sobre o Excelsior Hotel e dar a ‘boa nova’ de que seu saudoso restaurante foi reaberto?!
    Assim sendo, é como se o prédio tivesse aberto as suas portas para a visitação pública que, apesar de ainda não ser permitida a subida aos outros andares, já tá de bom tamanho sentir o glamour das décadas de 60, 50 e 40 (e sabe lá, resquícios da belle èpoque de 1930!).
    O restaurante Paidégua é especializado em comidas típicas regional, etc
    O que acha?!

  2. É incrível como temos uma memoria curta pois esquecemos tudo muito rápido. Porém o pior é que além da memoria curta não sabemos respeitar e preservar a memorias daqueles que muitos fizeram e fazem por nos. são muitos os monumentos depredados e em completo abandono. eu conheço alguns aí em Fortaleza vi alguns em João Pessoa, Maceió, Rio E aqui em São Paulo. É uma arquitetura belíssima. e que nos remetem ao Neo-clássico, ao Barroco e ao Rococó. os nossos casarios Coloniais são esplêndidos. más em muitos anos não temos ministérios da cultura que saiba realmente o que é cultura. e estamos perdendo o legado da cultura Européia. é uma pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *