Icarai de Amontada

IMG-20160711-WA0007
Foto: Eloneila Melo

Amontada  é uma cidade localizada a 157km da capital cearense,  fazia parte das terras dos índios Tremembé e o povoamento remonta aos primórdios do século XVII, quando os jesuítas e os padres da ordem de São Pedro davam os passos iniciais em prol da catequese dos Tremembé.

IMG-20160711-WA0006
Foto: Eloneila Melo

Na época da implantação da pecuária no Ceará (início do século XVIII), os portugueses tinham esta localidade como um local de repouso para os vaqueiros que vinham da serra de Uruburetama, nas margens do rio Aracatiaçu.

IMG-20160711-WA0010
Foto: Eloneila Melo

No litoral de Amontada, ainda existe um lugar quase intocado e paradisíaco. A praia de Icaraí de Amontada, com suas belas enseadas desérticas, onde se formam piscinas naturais na maré baixa, até há pouco tempo era desconhecida do público de outros Estados. Foram os ventos fortes que levaram à tranquila vila de pescadores os praticantes do kite-surf e, com eles, um certo movimento de turistas.

IMG-20160711-WA0003
Foto: Eloneila Melo

Icaraizinho, como a praia é chamada pelos cearenses, é um destino para quem quer fugir do movimento e se desligar do mundo por alguns dias. O sinal de celular é de apenas uma operadora e algumas pousadas ofereçam conexão de internet via wi-fi.

A infraestrutura local oferece poucas opções de hospedagem e de restaurantes. Mas não deixa de ter acomodações charmosas que se destacam com seu estilo rústico.

IMG-20160711-WA0004
Foto: Eloneila Melo

Mas se existe uma praia mais movimentada na região, ela se chama Moitas, a 6 km da vila. Ali estão concentradas as barracas à beira-mar. É na região de Moitas também por onde se chega ao porto de pescadores à beira do Rio Aracatiaçu, de onde é possível contratar o passeio de barco pelo leito do rio e pelo mangue.

IMG-20160711-WA0009
Foto: Eloneila Melo

Quem está de buggy ou de carro com tração 4×4 pode ainda se aventurar pelas dunas para conhecer a bela Lagoa de Sabiaguaba e os chamados Lençóis Cearenses, que ficam com as lagoas cheias na época das chuvas.

IMG-20160712-WA0030
Foto: Helen Alves

Os atrativos são próximos do vilarejo de Caetanos, localizado no meio das dunas. A vila é dividida entre Caetano de Baixo e Caetano de Cima. Apenas a vila Caetano de Cima, que fica na beira do mar, oferece atrativos aos visitantes. O lugar promove turismo comunitário e atrai pessoas que se hospedam nas casas de pescadores e se integram à vida cultural da região.

Fonte: uol / wikipedia

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*