INVENTORES E INVENÇÕES – FERNANDO XIMENES E O CARRO QUADRIFLEX

Desenvolvido pelo engenheiro Fernando Ximenes, a partir de um modelo nacional de carro bi-combustível, o carro trabalha com quatro tipos de energia: eólica (gerada pelos ventos), energia solar, gasolina e etanol. O engenheiro apresentou o veículo na EcoEnergy, uma feira de energia verde que aconteceu nos dias15, 16 e 17 de setembro de 2011, em São Paulo. O engenheiro calcula ter gasto mais de R$ 100 mil na pesquisa para desenvolver o carro, feitas ao longo dos últimos dez anos. A patente, Ximenes afirma ter registrado há seis anos. O carro, em si, foi construído nos últimos oito meses.


Fernado Ximenes é proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar. Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste. Feito em fibra de carbono e alumínio especial, mesmo material usado em aeronaves comerciais, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido. Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento e em forma de avião, o poste fica mais seguro.

Fernando Ximenes desenvolve projetos em vários estados do País, defendendo o uso de fontes renováveis de energia pelo seu baixo custo e preservação do meio ambiente.
Visite o site da Gram Eollic

One Reply to “INVENTORES E INVENÇÕES – FERNANDO XIMENES E O CARRO QUADRIFLEX”

  1. Ficou Show..! ( LANÇAMENTO DO MEU NOVO SITE ! ) Olá pessoal tudo bem com vcs ? Quero Convidar vocês para visitar meu novo site de cursos on-line…lá tbm tem várias …Oferta Prêmio para vcs…Já Agradeço suas visitas…aproveite essa Oferta Prêmio…para esse mês de lançamento. Se alguém quiser tirar duvidas me chame ( whatsapp 91 981463003 ) Eu e minha equipe estaremos tirando todas as dúvidas de vcs…um abraço e valeu..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*