João Cordeiro

Filho de João Cordeiro da Costa e Floriana Angélica da Vera Cruz, João Cordeiro nasceu em Santana do Acaraú, no dia 31 de agosto de 1842, e faleceu em Fortaleza, em 12 de maio de 1931. Presidiu a Associação Comercial do Ceará e a Junta Comercial, sendo também diretor da antiga Caixa Econômica Provincial. 

Comissário Geral de Socorro Público, durante o período de seca entre 1877 e 1879, foi nessa ocasião que conheceu Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, seu futuro parceiro no movimento abolicionista cearense.
Foi um dos fundadores e o presidente da Sociedade Cearense Libertadora, entidade de atuação decisiva para o êxito do movimento abolicionista no Ceará. Membro ativo do Centro Republicano, participou do primeiro governo do novo regime no Ceará, como encarregado dos Negócios da Fazenda. Fundou o jornal “Libertador” e o periódico “Mossoroense” no Rio Grande do Norte.
Foi senador pelo Estado do Ceará por duas legislaturas entre os anos de 1892 e 1905. Foi deputado federal de 7 de maio de 1906 a 31 de dezembro de 1908 e entre 3 de maio de 1909 a 31 de dezembro de 1911. No intervalo entre os mandatos de deputado, exerceu o cargo de “prefeito” do território de “Alto Juruá”, parte do Acre, a convite do presidente Nilo Peçanha.
Fonte: Wikipédia / Nação Fortaleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*