Major Juarez Távora

Juarez do Nascimento Fernandes Távora nasceu em Jaguaribe, no dia 14 de janeiro de 1898 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de julho de 1975.

Juarez Távora nasceu na fazenda Embargo, entre Aracati e Crato. Estudou na Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro e tornou-se aspirante em 1919. Em 1924 participa do movimento revolucionário paulista contra o Presidente Arthur Bernardes. Em 1926 integra-se a Coluna Prestes onde é preso em combate e libertado no governo de Washington Luís.

Comanda as forças nordestinas que apoiam Getúlio Vargas e em 30 e ganha o apelido de Vice-Rei do Norte. Participa da repressão a Revolução Constitucionalista de 1932. Durante a Era Vargas foi ministro da Agricultura. Foi ministro dos Transportes no governo de Getúlio Vargas em 1930. Como coronel, na década de 1940, foi adido militar no Chile. Anos mais tarde rompe com Vargas e envolve-se nas conspirações que levam a deposição do ditador em 1945.

Em 1954 foi um dos líderes da articulação política que resultou no suicídio de Vargas. No ano seguinte candidatou-se a presidência da República pela UDN perdendo as eleições para Juscelino Kubitschek. Em 1962 se elegeu deputado federal pelo estado da Guanabara (foi um estado do Brasil de 1960 a 1975, no território do atual município do Rio de Janeiro).

Defendia a posição que ficou conhecida como entreguista em relação à exploração de petróleo no Brasil, tendo sido o principal líder dos que se opunham à criação da Petrobras.

No governo Castelo Branco foi ministro dos Transportes de 15 de abril de 1964 a 15 de março de 1967.

Fonte: Wikipédia
Imagem: Jornal O Povo
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*