Museu de Arte da UFC

museu-arte-ufc

Inaugurado a 25 de junho de 1961, o Museu de Arte da UFC (MAUC) preserva e difunde a cultura artística, atuando como uma ponte entre a obra de arte e o público. O MAUC se mantém dentro da filosofia de seu fundador e idealizador, Antônio Martins Filho, primeiro Reitor da UFC, que criou o museu com a idéia de relacionar universalidade e regionalidade. Esse espírito é mantido ainda hoje, através do eclético acervo do MAUC, formado por obras populares e eruditas.

Dentre as principais referências desse acervo, encontram-se obras de Raimundo Cela, Chico da Silva, Aldemir Martins, Jean Pierre Chabloz e a maior coleção de referência em matrizes de xilogravuras de cordel; além de obras do artista plástico e carnavalesco Descartes Gadelha e coleções estrangeiras da escola de Paris.

O Museu conta com cinco salas permanentes: Aldemir Martins, Antonio Bandeira, Chico da Silva, Descartes Gadelha e Raymundo Cela.

Está localizado na Av. da Universidade, 2854 – Bairro Benfica, em Fortaleza (Esquina com a Av. 13 de maio) e funciona de segunda a sexta, de 08:00 as 18:00 hs.

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*