O casarão mal assombrado de Guaiúba

01-DSCF3690

Li algumas histórias sobre o casarão mal assombrado de Guaiúba e resolvi ir constatar.  Guaiúba fica a 38 km de Fortaleza, e a localidade chamada Água Verde, onde se encontra o casarão, fica a 14 km contando-se da Igreja matriz no centro da cidade. O casarão está localizado na margem da CE 060 e de longe já é uma visão sombria, com suas 81 portas e janelas, no alto de um morro, sucumbe ao tempo mas não nos impede de imaginar que ali já reinou nos auros tempos.

12-DSCF3701

Sou uma pessoa supersticiosa e quero distância de fantasmas e similares, mas não podia deixar de verificar essa lenda, onde uns dizem que existem escravos enterrados, outros dizem que ali foram enterrados familiares dos proprietários, que seu proprietário se enforcou na árvore em frente a casa, além de se ouvirem vozes e ainda tem o caso de um residente do lugar que viu o casarão em chamas durante a noite e amanhecendo o dia, foi até o local para ver os estragos e coisa alguma havia acontecido. Nada se vê nos arredores, além de um campo de futebol artesanal onde provavelmente os moradores se divertem sem se importar com os fantasmas do casarão.

05-DSCF3694

Comecei a fotografar por fora mas o mato está muito alto e impossibilita uma boa imagem. Fui me aproximando em direção a entrada e não pude deixar de sentir arrepios. Enquanto meu marido olhava o terreno ao redor, me aventurei a entrar sozinha na casa, a sensação que existem pessoas ao nosso lado é muito forte, olhei todos os cômodos do térreo mas não tive coragem de subir sozinha ao andar superior. Voltei a entrada principal olhando cada detalhe, do teto ao chão, imaginado a magnitude que já teve aquele lugar e quão depredado se encontra hoje, quando de repente, sinto uma picada em meu braço.

09-DSCF3698

O pavor tomou conta de mim mas logo percebi que eram marimbondos, saí apressada com medo dos ferozes insetos e não pude mais entrar no local. Em fim, meus caros, não fui aterrorizada pelos fantasmas, porém, fui aterrorizada e expulsa por marimbondos. Mas deixando de lado lendas e marimbondos, lamento muito que um prédio tão antigo e de uma arquitetura magnifica como essa, esteja nesse grau de destruição. Torço para que alguém se sensibilize e reforme o lugar sem destruir sua arquitetura primária.

14-DSCF3703

Imagens: Arquivo pessoal

3 Replies to “O casarão mal assombrado de Guaiúba”

  1. Durante aproximadamente um ano desenvolvi um trabalho em Acarape e sempre, sempre, que passava pelo Casarão fazia os mesmos questionamentos de seus comentários!!! Seria muito importante se de alguma forma fosse revitalizado e recontasse toda sua história hoje, seria fantástico!!! Parabéns!!!!!!!

    • Antonio Adriano, infelizmente não tenho o contato do proprietário, mas vamos aguardar que alguém conheça e possa lhe ajudar. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*